A Gestão da Qualidade na Contabilidade

Laura Rodrigues da Silva, Jesus Flores de Oliveria, Débora Bentancur Pereira

Resumo


A competição em nível global, o aumento dos recursos destinados à produção, o progresso das ciências e das tecnologias e as facilidades de informação e de comunicação tornaram os clientes muito mais exigentes em relação a qualidade dos produtos/serviços que utilizam.No âmbito da contabilidade percebe-se que a sobrevivência dos profissionais desta área num mercado tão competitivo representa um grande desafio para esta classe, tentando corresponder às necessidades dos clientes. O presente trabalho tem como tema a gestão da qualidade na contabilidade, ou seja,como praticar a contabilidade gerencial dando subsídio ao administrador da empresa para que este tenha métodos e ferramentas necessárias e eficazes e proporcionar a seus clientes informações e decisões fidedignas, pois lida-se com o funcionamento e tudo o que diz respeito à empresa.A qualidade nada mais é do que todas as propriedades ou características de um produto ou serviço relacionadoa sua capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam, isto é, dos clientes sem prejudicar os que são afetados pelo uso do produto ou serviço.A gestão da qualidade na contabilidade pode ser usada para planejamento executado no presente sendo que seus resultados é que se projetam no futuro, controle e tomada de decisões junto a seus clientes possibilitando assim escolhas corretas e que darão certo. Existem práticas exemplares que podem servir como subsídio e exemplo para todo aquele profissional da contabilidade que quer implantar a qualidade em seu trabalho que pode ser utilizada como: arquivo de documentos físicos, mas também eletrônicospara que haja divulgação de práticas, leis que modificam a todo instante, procedimentos, planejamentos, objetivos eações permitindo que todos os envolvidos cumpram seu papel no processo de forma desejada; inspeção de processos que nada mais é que a  inspeção de entradas, constituído por acessos relacionados à qualidade; a auditoria que tem como princípio avaliar se as políticas e procedimentos determinados pela própria organização estão sendo cumpridos, além de fatores externos como legislação e certificações de qualidade, o que possibilita à alta administração validar suas estratégias. O processo de auditoria visa validar a eficácia do sistema da qualidade, auxiliar a organização a identificar se os objetivos internos - custos, produtividade e qualidade -e os objetivos externos  - satisfação de clientes e participação de mercado­estão sendo atingidos. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica através de livros de Administração e Contabilidade, artigos científicos e sites da internet. Através desta pesquisa observou-se que a Qualidade é indispensável na Contabilidade, pois é através dela que nós, os profissionais, poderemos ter uma bússola que norteia a tomada de decisão, as escolhas certas, a redução de riscos, o atrevimento a fazer a diferença em nosso meio, as informações corretas e fidedignas e busca constante pela melhoria dos processos com a qualidade envolvida diretamente.


Palavras-chave


qualidade; gestão; contabilidade gerencial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.