A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Considerando a importância do movimento, de dominar e conhecer o próprio corpo, o presente texto aborda a contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização. Tendo como objetivo, aprofundar e refletir sobre o tema. A motricidade está nos pequenos gestos e em todas as atividades desenvolvidas pela criança, visando o conhecimento e o domínio do próprio corpo. Evidenciando-se assim, como fator indispensável para o seu desenvolvimento. A psicomotricidade está dividida em aspectos, que apesar de distintos se relacionam na maioria das vezes, são eles: tônus muscular, esquema corporal, lateralidade, coordenação motora global e fina, estrutura espacial, estrutura temporal e ritmo. No âmbito escolar, fica clara a importância do professor realizar brincadeiras e atividades motoras adequadas às crianças, buscando desenvolver tais áreas, considerando sua idade, cultura corporal e os seus interesses. É necessário que haja um domínio destas áreas, pois a criança cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído apresenta dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente no processo de alfabetização onde tais aspectos implicam na direção gráfica, noção espacial, temporal, leitura e escrita, matemática, entre outras. Antes de aprender os ensinamentos formais, o corpo tem que estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados, é incontestável que a atividade física estruturada tem grande contribuição para o desenvolvimento mental, corporal e emocional. Desta forma, as aprendizagens e descobertas das crianças acontecem principalmente por meio da sua vivência corporal, onde utilizam o corpo como meio para explorar, criar, sentir, imaginar e brincar, momento em que essas experiências concretas se tornam indispensáveis para o desenvolvimento intelectual, e conhecimento de si mesma. Concluímos com base em nossas pesquisas bibliográficas que um dos fatores principais que contribuem para o processo de alfabetização é o desenvolvimento dos aspectos psicomotores, visto que, se o aluno não tem conhecimento de seu corpo e desenvolvidas suas habilidades psicomotoras, consequentemente irá apresentar dificuldade no desenvolvimento de sua aprendizagem.
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