UM OLHAR REFLEXIVO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EIXO ESTRUTURANTE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS

Edhu Garcia MACIEL, Ângela Susana Carretta, Suzete Carvalho Rodrigues

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido por um grupo de acadêmicos e colocado em prática em sala de aula, na disciplina de Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática, durante o primeiro semestre de 2017. Teve como objetivo primordial analisar práticas pedagógicas referentes ao eixo estruturante Grandezas e Medidas. Tempo, massa, comprimento, capacidade e temperatura são grandezas, previstas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que devem ser abordadas desde os anos iniciais do ensino fundamental. Associadas a essas grandezas estão as medidas mais usuais: hora, minuto, segundo, quilo, grama, miligrama, quilômetro, metro, centímetro, milímetro, litro, mililitro e graus. Quanto à metodologia, constitui-se num estudo qualitativo, descritivo. Os dados foram obtidos através da observação participante e dos registros dos acadêmicos no diário reflexivo. Balizadas pelos PCNs, as atividades foram planejadas e desenvolvidas com 16 acadêmicos do 6º semestre do curso de Pedagogia da URCAMP. Durante a simulação da aula aplicada aos colegas, disponibilizaram-se recursos didáticos, situações problemas, o plano de aula e as referências bibliográficas. Os acadêmicos fizeram seus registros no diário reflexivo, de acordo com um questionário estruturado, contendo três perguntas abertas. A análise dos dados ocorreu a partir da triangulação proposta pela análise de conteúdo. Os resultados enfatizam que desde a Educação Infantil as crianças aprendem a medir e comparar coisas e, dessa forma o tema precisa ser  abordado de forma prática,  podendo melhorar inclusive o rendimento escolar nos anos seguintes, pois a medição está ligada a geometria e a estatística. O ensino da matemática leva a criança a usar com autonomia o raciocínio matemático, planejar ações e projetar soluções para situações novas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo a imaginação e criatividade.  O uso de grandezas e medidas está ligado a situações diárias na vida de todas as pessoas e este desafio deve ser levado à sala de aula fazendo com que o aluno desenvolva habilidades para a vida pessoal e profissional. Para explorar toda essa potencialidade é importante que a criança desempenhe seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo, na sua aplicação em situações problema, nas situações da vida cotidiana, nas atividades do mundo do trabalho e no apoio a construção de conhecimentos à outras áreas curriculares. Para o desenvolvimento do conteúdo de medidas e grandezas o professor deve partir dos conhecimentos prévios, oriundos das experiências vividas, antes mesmo do ingresso na escola. Dessa forma é imprescindível partir de questões simples, tais como as que envolvem a realização de medidas usando o próprio corpo como unidade de medidas. O estímulo a pensar sobre quantos meses faltam para as férias escolares ou para o aniversário, juntamente com a confecção de relógios e calendários, acompanhados de outras atividades desafiadoras promovem uma relação positiva com a matemática e confiança na capacidade pessoal de lidar com ela. As discussões realizadas no/pelo grupo contribuíram para  a ampliação de saberes e fazeres docentes, em torno de Grandezas e Medidas.


Palavras-chave


Grandezas e medidas; práticas pedagógicas; formação de professores.

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