PROFESSOR OU TREINADOR? ATUAÇÃO PROFISSIONAL NOS JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL

LUCAS MARTINS COELHO, ANTÔNIO EVANHOÉ PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO

Resumo


Introdução: Com a promulgação da lei que orienta a atuação profissional em Educação Física entre Licenciados e Bacharéis, surgem algumas dúvidas com relação à especificidade da atuação, especificamente, dos treinadores esportivos de equipes escolares, participantes dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Segundo a Resolução Número 7, de 31 de março de 2004, do conselho nacional de Educação, dentre as competências e habilidades requeridas para os bacharéis, estão “diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas” (p.2). Com a carência de oferta de cursos de bacharelado na região da campanha, a oferta de profissionais formados em licenciatura parece ser em maior quantidade, dado que, dentre os campus da URCAMP, apenas um oferece o curso de bacharelado, o que, para uma região tão extensa, não parece ser satisfatório. Neste sentido, surge o problema norteador desta pesquisa: quem são, de fato, os profissionais que estão cumprindo o papel de treinadores das equipes escolares nos JERGS? Objetivo: Baseado neste problema, os objetivos da pesquisa são: analisar a formação profissional destes treinadores; verificar os motivos da participação na competição; investigar a forma de seleção das equipes escolares; e, averiguar estrutura de treinamento (quantos dias por semana, quanto tempo de prática por dia).  Metodologia: Para isto, realizar-se-á uma pesquisa com um delineamento qualitativo, que contará com participantes selecionados intencionalmente, que são, ou foram responsáveis pelo treinamento de equipes escolares inscritas em qualquer uma das fases do JERGS. Para a coleta de informações, pretende-se realizar entrevistas semiestruturadas, e por isso, a análise das mesmas, seguirá os preceitos de análise de conteúdo. Resultados: Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para a discussão e construção do conhecimento no que diz respeito à atuação em Educação Física. Considerações Finais: o tema de pesquisa que se apresenta, figura entre os assuntos crescentes na agenda das investigações brasileiras sobre a temática. Sendo assim, espera-se colocar a região da campanha em lugar de destaque no que diz respeito ao estudo dos treinadores esportivos.

Palavras-chave


treinador; bacharelado; licenciatura.

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