A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NO PROCESSO DECISÓRIO DAS EMPRESAS - UM ESTUDO DE CASO

PATRICIA SEVERO GARCIA, Cezaraugusto Gomes Scalcon

Resumo


Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma empresa e/ou organização em determinado período de tempo. É um plano administrativo que cobre todas as operações da empresa para um período de tempo definido, expresso em termos quantitativos. Serve como uma ferramenta de controle por excelência de todo o processo organizacional, envolvendo todos os setores da empresa, cabendo ao setor financeiro-orçamentário orientar, fornecer e consolidar as informações fornecidas pelos outros departamentos. Rapidamente tornou-se o elemento central da maioria dos sistemas de gestão usado pelas empresas, expressando a ideia de um plano de ação futuro da administração. Podendo assim abranger aspectos financeiros e não financeiros desses planos, tendo como o enfoque sistemático e formal a execução das responsabilidades do planejamento, tais como: Execução e controle. O planejamento orçamentário por sua vez está ligado diretamente ao planejamento estratégico da organização, intensificando assim todas as oportunidades de crescimento. Fato exemplificado no estabelecimento de metas orçamentárias e objetivos com base nas análises feitas pelos gestores. O objetivo desta pesquisa é analisar o uso do planejamento orçamentário como ferramenta de gestão, execução e controle. A população alvo caracteriza-se como sendo o gestor da empresa e a coleta de dados realizar-se-á através de uma entrevista semiestruturada para o mesmo. Já a análise de dados será classificada pelo método descritivo e aplicado, que tem o objetivo de proporcionar informações sintetizadas dos dados contidos no total de elementos da amostra estudada, observar os fatos, registrá-los e contribuir para fins práticos. A resposta para o problema de pesquisa será obtida através da analogia e comparação dos dados coletados com o referencial teórico do estudo. A pesquisa encontra-se em andamento e os resultados parciais revelam que a empresa tem um planejamento orçamentário bem definido, o que resulta em um crescimento organizacional notório no decorrer dos meses, a satisfação dos clientes e a fidelização da franquia deve ser bem consolidada perante o público feminino. Considera-se que a pesquisa representa grande relevância porque graças a ela, está sendo possível verificar as técnicas, ferramentas de orçamento utilizadas na empresa, as principais etapas do planejamento orçamentário e quais as vantagens e desvantagens desse planejamento.


Palavras-chave


Planejamento; Orçamento; Colaboradores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.