ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DO PIBID/ALEGRETE.

TAILISE CARVALHO MACHADO, Rodrigo Guterres

Resumo


O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. É uma mudança progressiva no comportamento desencadeada pela interação da tarefa de movimento com a individualidade biológica de cada individuo e as condições do ambiente de aprendizado, envolve esforço contínuo para atingir e manter o controle e a competência motora. É muito importante considerar o desenvolvimento motor infantil, pois atrasos motores acarretam prejuízos que podem se estender até a fase adulta. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de desenvolvimento motor dos alunos de 9 a 11 anos, alunos do 5º ano e participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência) há um ano. Este estudo é caracterizado como uma pesquisa quantitativa em que a população envolvida foi os alunos do 5º ano da EMEB Luiza De Freitas Valle Aranha. A amostra está constituída de forma intencional constando de 15 alunos da mesma faixa etária. Para a coleta de dados foi utilizada a bateria de testes de Gallahue (1995). Para análise qualitativa todos os movimentos foram gravados em video tape e posteriormente analisados. Os resultados obtidos mostraram que a maioria significativa dos alunos está no nível elementar nos movimentos manipulativos (arremessar e chutar), já no movimento locomotor (correr) e estabilizador (andar), que são fundamentais no dia a dia, foram constatados como nível maduro, o que é perfeitamente aceitável na faixa etária em que estão, outros estudos corroboram com esse dizendo que essa classificação pode ser justificada pelas condições ambientais que essas crianças estão inseridas. Conclui-se que houve evolução no desenvolvimento de cada aluno, estando todos dentro do previsto na faixa etária e surpreendentemente conseguiram aprimorar os movimentos fundamentais que são aprendidos em fases anteriores do desenvolvimento, estas mudanças parecem ser influenciadas pelo estímulo e encorajamento para explorar seu próprio corpo e o ambiente, com isso surgem exigências e tarefas que influenciam grandemente o aparecimento de novas habilidades. Comprovamos que o ano de atividades do PIBID foi muito proveitoso, a organização e o planejamento das aulas mostrou bom resultado e trouxe grande melhoria para a qualidade de vida dos alunos.


Palavras-chave


Comportamento. Motor. Alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.