PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A ÁREA DE BOVINOS DE CORTE DE UMA EMPRESA DO SETOR AGROPECUÁRIO
Resumo
Com todas as mudanças, novas tecnologias e a competitividade que a cada dia é maior em todos os setores da economia e principalmente no agronegócio, é cada vez mais necessário ao produtor do campo adotar a postura de empresário rural. Faz-se necessário além de avanço tecnológico, o acompanhamento e evolução da administração rural, para gerir com eficiência o empreendimento, através de controle gerencial como ferramenta crucial para o desenvolvimento do setor. Assim como em qualquer empresa e atividade produtiva, as propriedades rurais também necessitam de planejamento para suas atividades. O Planejamento Estratégico possibilita a elaboração da estratégia, e junto a ela define a relação entre a organização e seu ambiente interno e externo, além dos objetivos organizacionais e a definição de estratégias. O objetivo desta pesquisa foi elaborar um planejamento estratégico para a área de bovinos de corte para uma empresa agropecuária. A metodologia utilizada para levantamento sobre a área de bovinos de corte na empresa foi um modelo de Diagnóstico Gerencial dividido em 6 áreas: 1 - Financeiro, 2 Gestão de Pessoas, 3 - Gerencial e Produção, 4 - Marketing e Mercado, 5 - Meio Ambiente e 6 - Pecuária. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com espaço para observações e opções de resposta em escala Likert. A ferramenta para análise ambiental utilizada foi a Matriz SWOT. As ações estratégicas estão estruturadas seguindo o modelo de plano de ação 5W2H. Para a criação de metas e indicadores utilizou-se o modelo de planejamento conhecido como Balanced Scorecard (BSC), por ser uma ferramenta que alinha os indicadores e metas aos objetivos estratégicos da empresa em quatro perspectivas. Como resultado obteve-se a construção de um projeto e entrega do planejamento estratégico para a área de bovinos de corte da empresa. O plano estratégico compreende o tempo de 9 anos e estava dividido em quatro áreas de acordo com o que foi proposto no BSC: Pessoas, Mercado, Processos Internos e Financeiro. Além disso, foi criado um Balanced Scorecard para a área de produção de cada uma das 9 fazendas que fazem parte da empresa. As metas e indicadores em cada área foram traçados por triênio, compreendendo os períodos 2015-2017, 2018-2020 e 2021-2023. Como conclusão foi possível perceber a utilidade do planejamento estratégico para empresas do ramo. O Planejamento estratégico funciona como rumo, mostrando o caminho que a empresa deve seguir, ajuda a definir metas mais realistas para a empresa, a gerar novas ideias, a desenvolver criatividade para a solução de problemas e facilitar a análise de informações gerências e mercadológicas. Por meio dele, planos de ação são descritos para que os objetivos da empresa possam ser alcançados de forma eficiente e eficaz. Notou-se, além disso, que a utilização de ferramentas e processos administrativos por parte das propriedades rurais é uma realidade fundamental para que se alcance resultados desejáveis em toda a empresa, garantindo o sucesso do negócio.
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