PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A ÁREA DE BOVINOS DE CORTE DE UMA EMPRESA DO SETOR AGROPECUÁRIO

MANUEL SARMENTO, JAÍNE TEIXEIRA CORTES, SILVIA RENATA ARAÚJO DA SILVA, AMANDA SABREDA, JONI CORDERO

Resumo


Com todas as mudanças, novas tecnologias e a competitividade que a cada dia é maior em todos os setores da economia e principalmente no agronegócio, é cada vez mais necessário ao produtor do campo adotar a postura de empresário rural. Faz-se necessário além de avanço tecnológico, o acompanhamento e evolução da administração rural, para gerir com eficiência o empreendimento, através de controle gerencial como ferramenta crucial para o desenvolvimento do setor. Assim como em qualquer empresa e atividade produtiva, as propriedades rurais também necessitam de planejamento para suas atividades. O Planejamento Estratégico possibilita a elaboração da estratégia, e junto a ela define a relação entre a organização e seu ambiente interno e externo, além dos objetivos organizacionais e a definição de estratégias. O objetivo desta pesquisa foi elaborar um planejamento estratégico para a área de bovinos de corte para uma empresa agropecuária. A metodologia utilizada para levantamento sobre a área de bovinos de corte na empresa foi um modelo de Diagnóstico Gerencial dividido em 6 áreas: 1 - Financeiro, 2 Gestão de Pessoas, 3 - Gerencial e Produção, 4 - Marketing e Mercado, 5 - Meio Ambiente e 6 - Pecuária. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com espaço para observações e opções de resposta em escala Likert. A ferramenta para análise ambiental utilizada foi a Matriz SWOT. As ações estratégicas estão estruturadas seguindo o modelo de plano de ação 5W2H. Para a criação de metas e indicadores utilizou-se o modelo de planejamento conhecido como Balanced Scorecard (BSC), por ser uma ferramenta que alinha os indicadores e metas aos objetivos estratégicos da empresa em quatro perspectivas. Como resultado obteve-se a construção de um projeto e entrega do planejamento estratégico para a área de bovinos de corte da empresa. O plano estratégico compreende o tempo de 9 anos e estava dividido em quatro áreas de acordo com o que foi proposto no BSC: Pessoas, Mercado, Processos Internos e Financeiro. Além disso, foi criado um Balanced Scorecard para a área de produção de cada uma das 9 fazendas que fazem parte da empresa. As metas e indicadores em cada área foram traçados por triênio, compreendendo os períodos 2015-2017, 2018-2020 e 2021-2023. Como conclusão foi possível perceber a utilidade do planejamento estratégico para empresas do ramo. O Planejamento estratégico funciona como rumo, mostrando o caminho que a empresa deve seguir, ajuda a definir metas mais realistas para a empresa, a gerar novas ideias, a desenvolver criatividade para a solução de problemas e facilitar a análise de informações gerências e mercadológicas. Por meio dele, planos de ação são descritos para que os objetivos da empresa possam ser alcançados de forma eficiente e eficaz. Notou-se, além disso, que a utilização de ferramentas e processos administrativos por parte das propriedades rurais é uma realidade fundamental para que se alcance resultados desejáveis em toda a empresa, garantindo o sucesso do negócio.


Palavras-chave


Gestão rural, Planejamento estratégico, Administração de empresas.

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