PIBID: A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PARA OS EGRESSOS

Pâmela da Silveira Freitas, Marcia Iara da Costa Dornelles

Resumo


Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) é extremamente importante para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Licenciatura das diferentes áreas. Com as vivencias obtidas a partir do projeto pode-se saber realmente se deseja ou não seguir a carreira de professor. E não somente a decisão, mas sim a oportunidade e incentivo a realização de trabalhos científicos e pedagógicos no qual, muitas vezes, só teriam contato direto com os alunos no estágio curricular supervisionado. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar quais as contribuições que o PIBID proporcionou no decorrer dos anos aos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da URCAMP – Campus Alegrete, e qual suas perspectivas após sua formação. Metodologia: A pesquisa de cunho exploratório de caráter qualitativo. O universo investigado foi os participantes do PIBID do Curso de Ciências Biológicas da URCAMP – Campus Alegrete. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas. Resultados: Participaram da pesquisa dez acadêmicos que já participaram do projeto. Foi questionado quais as contribuições do PIBID para sua formação acadêmica e, todos responderam que foi de grande valia, no qual, diante das resposta pode-se perceber que influenciou muito na escolha de ser professor, pois muitos não haviam tido a experiência da decência e conseguiram ter com a participação no projeto. Um ponto que foi destacado é a produção de trabalhos científicos, pois a partir do projeto era viável a participação em eventos, tais como “CONGREGA”, “SIIP – Seminário Interinstitucional do PIBID” no qual os pibidianos socializavam as práticas desenvolvidas nas escolas e também o “PIBID em Vídeo” que mostrava essas vivências e buscava instigar a criatividade dos acadêmicos integrando a escola e os acadêmicos. Já no que se refere a influencia de sua participação no projeto para a sua vida profissional, os participantes responderam que foi decisivo, pois muitos acreditavam não querer seguir a careira de professor, mas diante da proposta do subprojeto conseguiram desenvolver um novo olhar sobre “ser professor”, sendo isso de suma importância e incentivo para que busquem se qualificar e seguir uma carreira na área da educação. Considerações Finais: Isso se dá a importância dessa pesquisa, que buscou mostrar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência influenciou na vida dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da URCAMP – Campus Alegrete, de forma com que os mesmo tenham uma visão mais ampla da realidade da educação, não somente nos estágios curriculares obrigatórios do curso, mas também do dia a dia da sala de aula, de uma forma diferenciada.


Palavras-chave


Formação Acadêmica; Educação; Sala de Aula.

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