SEMELHANÇAS CONSTRUTIVAS ENTRE O PARQUE GUINLE E O COMPLEXO CINE HOTEL CONSÓRCIO
Resumo
Introdução: O presente trabalho propõe-se a apresentar uma análise sobre o Parque Guinle da cidade do Rio de Janeiro, projetado pelo renomado Arquiteto Lúcio Costa e o complexo Cine Hotel Consórcio da cidade de Bagé, projetado pelo arquiteto Carlos Alberto de Holanda Mendonça. Ambos foram escolhidos por terem uma história arquitetônica significativa para a cidade na qual estão inseridos. Objetivo: Identificar as semelhanças construtivas entre ambos conjuntos de edifícios, tais como: época, os elementos utilizados, a tipologia, etc. Metodologia: Foi elaborado um trabalho de pesquisa sobre o Parque Guinle na disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo VI, do Curso de Arquitetura e Urbanismo/URCAMP, onde foi possível ver sua notável importância para a arquitetura brasileira. Obra de tipologia moderna, que associa características de forma a espaço da habitação tradicional brasileira, por um lado o partido é eminentemente racionalista, por outro a implantação e tratamento de superfícies em cada edifício denota uma espantosa trama de cheios e vazios, que se integra na ortogonalidade rigorosa dos prismas e dilui a função atribuída à fachada. A partir daí surgiu a ideia de analisar na cidade de Bagé os prédios que tivessem uma identidade parecida, onde acabou por se escolher o complexo Cine Hotel Consórcio, que se parece com o Edifício Nova Cintra (1948), com galerias comerciais com contato direto com a rua. Resultados: Foi possível confirmar as grandes semelhanças arquitetônicas dos prédios que os compõe, como a racionalização construtiva, com ênfase na estrutura independente, pré-fabricação e modulação; Apropriação de elementos consagrados da arquitetura moderna internacional, como é o caso dos pilotis, janelas corridas, peitoris em concreto e planta livre que se misturam à cultura local através da inserção de elementos como cobogós, brises verticais e treliças de madeira; Respeito, adequação e valorização do sítio; E principalmente, a tradição arquitetônica luso-brasileira, utilizando técnicas e elementos materiais. Conclusão: Assim conclui-se que os projetos tem muita coisa em comum, ambos deixam expor diversas características da nova arquitetura moderna quanto aos preceitos que resultaram em suas formas. Nesse sentido, os blocos podem ser compreendidos dentro de um princípio operativo para a concepção de cada projeto, onde determinadas restrições e direcionamentos buscavam orientar a caracterização do conjunto. Lamenta-se que um dos edifícios do Complexo Cine Hotel Consórcio não tenha seu projeto inteiramente finalizado, restando, nos dias atuais, apenas estruturas em estado de deterioração.
Palavras-chave: parques; semelhanças; arquitetônicas.
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