METODOLOGIA INTERATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE MANEJO DE PASTAGEM

Fabiane Nunes Prates Camargo, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Marcia Cristina Teixeira da Silveira, Daniel Portella Montardo

Resumo


Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Palavras-chave


Pecuária; Tecnologia de Informação e Comunicação; Tomada de decisão

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, J. D. O estudo da engine unity 3D e blender aplicada em um observatório virtual. Revista Perquirere, 11(1): 130-143, jul. 2014

EMBRAPA. Sistema de produção de leite com recria de novilhas em sistemas silvipastoris. sistema de Produção, No. 7. ISSN 1678-314X. Disponǘel em:

vilhas/instalacoes.htm > Acesso em: 10 Maio 2018.

FATHEMA, N., SUTTON, K. Factors influencing faculty members’ Learning Management Systems adoption behavior: An analysis using the Technology Acceptance Model. International Journal of Trends in Economics Management & Technology, Vol. II(vi), 2013.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 3. Ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2009.

PEREIRA, D. M., SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como aliadas para o desenvolvimento. Periódicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Disponível em: Acesso em: 14 maio 2018.

NIGAN, A. KABRA, P.; D OKE, P. Augmented Reality in agriculture. IEEE 7th International Conference on Wireless and Mobile Computing, Networking and Communications, p. 445 – 448, 2011.

OLIVEIRA, M. R., SILVA, G. C., LIMA J. R., SANTOS, J. Dr. G. As contribuições da Teoria Piagetiana para o processo de ensino aprendizagem.

PIMENTEL, A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia – Universidade Federal do Rio Grande

do Norte. 2007.

WAZLAWICK , R. S. Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico. Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 6 (2010) pp. 3-10.




DOI: https://doi.org/10.29327/ccei-v24i39.2726

Apontamentos

  • Não há apontamentos.