REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA SOBRE O USO DE HORMÔNIOS EXÓGENOS NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE

José Luiz Leonardo de Araujo Pimenta, Arléia Medeiros Maia, Maria Letícia Araújo Marques de Carvalho, Francisca das Chagas Fontenele de Albuquerque, Ana Zilda Dione da Silva de Simone, Leilane Rocha Barros Dourado

Resumo


O presente estudo teve como objetivo elaborar um questionário impresso contendo onze questões de múltipla escolha, baseado nas informações obtidas com profissionais especialistas na área de produção e nutrição de aves de corte para avaliar o nível de conhecimento dos alunos de graduação em relação ao uso de hormônios na produção de frangos de corte. Foi realizado o treinamento da equipe que conduziu as entrevistas, bem como a determinação do tamanho da amostra. Foram entrevistados discentes dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Bom Jesus, Piauí. Para análises estatísticas foram obtidas as frequências relativas e absolutas para cada questão do questionário. A partir dos resultados pode-se inferir que apesar de estar na área voltada a produção de aves de corte, muitos estudantes ainda possuem dúvidas sobre o mito dos hormônios em frangos de corte, demandando, portanto, de ações voltadas para melhor esclarecimento dos mesmos.

Texto completo:

PDF

Referências


DECKER, S.R.F.; GOMES, M.C. Análise do desempenho e participação da agricultura familiar na avicultura de corte na região sul do Rio Grande do Sul / Brasil. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. v.6, n.1, p.15-25, 2016.

GARCIA, D.A.; GOMES, D.E. A avicultura brasileira e os avanços nutricionais. Revista Científica Unilago. v.1, n.1, p.1-16, 2019.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 734p., 2001.

MENDES, L.J.; MOURA, M.M.A.; MACIEL, M.P.; REIS, S.T.; SILVA, V.G.; MOURA, V.H.S.; MENESES, I.M.A.; SAID, J.L.S. Perfil do consumidor de ovos e carne de frango no município de Janaúba-MG. ARS Veterinária. v.32, n.1, p.81-87, 2016.

RODRIGUES, M.V.; YADA, M.M. Diferenças entre criação de frangos de corte convencional e o sistema Dark House. Revista Interface Tecnológica. v.15, n.2, p.360-369, 2018.

RUFINO, J.P.F.; CRUZ, F.G.G.; SILVA, A.F.; COSTA, V.R.; CRUZ COSTA, A.P.G.; BEZERRA, N.S. Desconstrução do mito sobre a utilização de hormônios exógenos na produção avícola. Revista Cientifica de Avicultura e Suinocultura, v.2, p.043-054, 2016.

SALES, R.L.; ROCHA, J.L.M.; BRESSAN, J. Utilização de hormônios e antibióticos em produtos alimentícios de origem animal: aspectos gerais e toxicológicos. Nutrire. v.40, p.409-420, 2015.

SANTOS, F.R.; OLIVEIRA, P.R.; MINAFRA, C.S.; DUARTE, E.F.; ALMEIDA, R.R.; SILVA, W.J. Desenvolvimento digestivo e aproveitamento energético em frangos de corte. PUBVET. v.6, n.18, p.1369-1374, 2012.

SCHEUERMANN, G.N.; THEREZA, N.A.; OLIVEIRA, C.R.A.; COELHO, H.D.S.; BOAS, M.B.V.; COUTINHO, R.M.C.; GUERREIRO, J.R. Utilização de hormônios na produção de frangos: mito ou realidade? Journal Health Sci. Inst. v.33, p.94-99, 2015.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v22i2.3176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.