TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE NOZ-PECÃ NO SUL DO BRASIL

Claudia Farela Ribeiro Crosa, Rudinei De Marco, Rafaela Schmidt de Souza, Carlos Roberto Martins

Resumo


A nogueira-pecã (Carya illinoinensis) é uma espécie frutífera originária do Hemisfério Norte, mas que tem se adaptado as condições edafoclimáticas do Brasil. Devido a essa adaptação seu cultivo vem aumentando de forma considerável nos últimos anos, principalmente na região Sul do país, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse estudo foi de caracterizar e identificar aspectos de cultivo e a adoção de práticas culturais e tecnologias para a produção de noz-pecã no Sul do Brasil. Nos anos de 2018 e 2019, foram aplicados de forma presencial um questionário semiestruturado aos produtores de nogueira-pecã a fim de caracterizar o manejo e a tecnologia de produção adotada frente às dimensões fitotécnicas de implantação do pomar, tratos culturais e manejo fitossanitário, bem como a colheita e pós-colheita. O Rio Grande do Sul mostrou-se o estado com maior produção de nogueira-pecã, apresentando pomares relativamente jovens e no início de suas produções. A sarna (Venturia effusa) é a doença que mais afeta os pomares da cultura e a formiga cortadeira foi relatada como a principal praga. No que diz respeito às cultivares, a mais implantada nos pomares é a ‘Barton’ seguida da ‘Melhorada’.


Texto completo:

PDF

Referências


BRISON, F. R. Pecan Culture. Austin, Texas: Capital Printing, 1974. 300 p.

DE MARCO, R.; LIMA, A. D. V.; MARTINS, C. R. Cultura da noz-pecã para a agricultura familiar: alternativa de diversificação de renda. P. 25 a 30. -Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2018. 63 p.

FRONZA, D.; HAMANN, J. J. Técnicas para o cultivo da nogueira-pecã. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Politécnico da UFSM, 2016. 424 p.

FRONZA, D.; POLETTO, T.; HAMANN, J. O cultivo da nogueira-pecã. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Politécnico da UFSM, 2015. 301 p.

HAMANN, J. J. Determinação do período de receptividade do estigma e liberação de pólen em cultivares de nogueira-pecã (Carya illinoinensis K.) cultivadas em Cachoeira do Sul e Santa Maria (RS). 2018. 56 p. Dissertação (mestrado em Agronomia)- Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2018.

MARTINS, C. R.; FRONZA, D. ; MALGARIM, M. B.; BILHARVA, M. G.; DE MARCO, R.; HAMANN, J. J. Cultura da noz-pecã para a agricultura familiar. 17p. EM: WOLFF, L. F.; MEDEIROS, C. A. B. (Ed) Alternativas para diversificação da agricultura familiar de base ecológica. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2018. (Documento/ Embrapa Clima Temperado, 443).

MARTINS, C. R.; CONTE, A.; FRONZA, D.; FILIPPINI ALBA, J. M.; HAMANN, J. J.; BILHARVA, M. G.; MALGARIM, M. B.; FARIAS, R. de M.; DE MARCO, R. ; REIS, T. Situação e perspectiva da nogueira-pecã no Brasil. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2018. 31p.

POLETTO, T.; MUNIZ, M. F. B.; BAGGITTO, C.; CECONI, D. E.; POLETTO, I. Fungos associados às flores e frutos da nogueira-pecã (Carya illinoinensis). Revista de Ciências Ambientais, Canoas, v. 8, n. 1, p. 5-13, 2014.

SPARKS, D. Adaptability of pecan as a species. HortScience, v. 40, n. 5, p. 1175–1189, 2005.

WALKER, C. Identificação de espécies de Cladosporium e a reação de cultivares de nogueira-pecã. 2016. 57 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Concentração em Silvicultura, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v22i2.3170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.