Normas para publicação

Normas para publicação

A Revista Científica Rural da Universidade da Região da Campanha (RCR-URCAMP) publica artigos científicos e revisões bibliográficas referentes às áreas de Ciências Processo de Avaliação pelos Pares Artigos completos e revisões bibliográficas submetidas à RCR-URCAMP se estiverem dentro do escopo da Revista e dentro das normas de submissão, são encaminhados aos pareceristas, com afinidade à área do manuscrito (ciências agrárias e meio ambiente). Compete a cada Editor-Chefe designar dois avaliadores ou revisores, especialistas na área, os quais avaliarão o manuscrito (em até 45 dias após seu acesso ao manuscrito) e apresentarão sugestões/correções, que serão encaminhadas aos autores para considerações e justificativas. No caso de divergência na avaliação entre dois revisores, o manuscrito será encaminhado para um terceiro parecerista.

A RCR-URCAMP utiliza a política de duplo cego (double blind review). Assim, os avaliadores desconhecem a identidade dos autores e os autores desconhecem a identidade dos avaliadores.

1. Acesso ao Cadastro do site da RCR-URCAMP O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

2. Diretrizes para Autores: A submissão dos artigos científicos e revisões bibliográficas será exclusivamente realizada por via eletrônica em um dos seguintes idiomas: Português, Espanhol ou Inglês. Todas as páginas deverão ser numeradas no lado inferior direito. Documentos submetidos fora das normas não poderão ser avaliados e, aos autores, será solicitada a sua correção, sob pena de arquivamento. Para submissões em língua estrangeira (inglesa, as quais serão priorizadas para publicação e espanhola), a Revista Científica Rural – URCAMP exige que, se aprovados para publicação, os manuscritos passem sob nova e criteriosa revisão do texto final para publicação, a encargo dos autores. O serviço de revisão dos textos em inglês será feito por profissional designado pela Revista Científica Rural – URCAMP e será pago diretamente ao responsável pelo serviço, pelos autores. Mesmo que a versão inicial do manuscrito para avaliação tenha passado por revisão de especialista na língua inglesa, ainda assim a versão final de um manuscrito aceito deverá passar por nova revisão.

3. Preparando os arquivos os textos deverão ser formatados em uma coluna, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e todas as margens com uma polegada (2,54cm), em formato de papel A4. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente. Não numere as linhas. O Máximo de páginas será 20 para artigo científico, 16 para revisão bibliográfica e 8 para nota científica, incluindo tabelas, gráficos e figuras. As figuras, quadros e tabelas devem estar incluidas no próprio texto, já em sua localização definitiva, numeradas com algarismos arábicos. O manuscrito deverá estar em formato Microsoft® Word DOC (versão 2 ou superior).  Não submeta arquivos em formato Adobe® PDF. O arquivo que contém o texto principal do manuscrito deverá incluir qualquer tipo de figura ou tabela.

4. Documento principal Deverá conter as seguintes informações:

a) Título do trabalho, conciso e informativo, todo em maiúsculo, sem abreviações e em negrito (caracteres tamanho 14). Para artigos redigidos em idioma português ou espanhol haverá inserção do título no idioma original seguido do título em inglês. Para artigos redigidos em inglês o título no idioma original será seguido do título em português ou espanhol (caracteres tamanho 10);

b) Títulos: Para artigos redigidos em idioma português ou espanhol haverá inserção do título no idioma original seguido do título em inglês. Para artigos redigidos em inglês o título no idioma original será seguido do título em português ou espanhol.

c) Resumo (resumén) e palavras-chave (palabras-clave): O resumo deverá conter de 150 a 500 palavras. Deverá ser redigido em parágrafo único. Deverão ser inseridas três palavras-chave as quais não poderão estar presentes no título.

d) Abstract e keywords: O abstract deverá conter de 150 a 500 palavras. Deverá ser redigido em parágrafo único. Deverão ser inseridas três keywords as quais não poderão estar presentes no título.

Observação: Os textos do resumo e do abstract devem ser em fonte tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

e) Introdução: A introdução e a revisão de literatura deverão ser apresentados como elemento textual único. No texto, citar as referências nos formatos: (Autor, Ano), (Autor e Autor, Ano), (Autor et al., Ano) ou (BORTOLOTTO, 2007; MENEZES e BICCA, 2011; SIQUEIRA et al., 2011), sempre em ordem cronológica ascendente. A referência deve ser citada ao final de um período que expresse uma idéia completa. Quando os nomes dos autores forem parte integrante do texto, menciona-se a data da publicação citada entre parênteses, logo após o nome do autor, conforme exemplos: Fontes (1999), Menezes e Bicca (2011), Siqueira et al. (2011).

f) Metodologia: Deverá apresentar todas as informações relativas a metodologia empregada, devidamente referenciada.

g) Resultados e Discussão: Neste item serão apresentados os resultados obtidos, os quais deverão ser comparados entre si e discutidos com trabalhos de referência na área.

e) Conclusão(ões): Deverá ser clara e objetiva.

f) Referências: As referências deverão ser efetuadas conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2000). Devem ser apresentadas em:

ordem alfabética pelo sobrenome do autor e sem recuo na 3ª letra;

dois ou mais autores, separar por (;);

os títulos dos periódicos não devem ser abreviados;

após o terceiro autor utilizar et al. (não itálico);

as referências devem ser alinhadas, somente à margem esquerda, inclusive da segunda linha em diante, de forma a se identificar individualmente cada documento. Devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por uma linha em branco;

o título da obra citada deve ser apresentado em negrito.