ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA FUNCIONALIDADE EM PACIENTE COM TRM

Aline Martinelli Piccinini, Eduarda Scariot Volkweis, Michele Minozzo Dos Anjos

Resumo


Introdução: O TRM é uma lesão causada pela descontinuidade da medula espinhal que leva a perda de sua função motora e sensitiva. A lesão pode ocorrer por um mecanismo primário, que seria a lesão traumática ou um mecanismo secundário que está relacionado à presença de síndromes. Um importante método de avaliação do nível de perda de função motora e sensitiva no TRM é através da escala da ASIA, a qual identifica os dermatomos lesionados. Objetivo: Relatar a importância da fisioterapia na melhora da funcionalidade e qualidade de vida em um paciente com TRM. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo qualitativo, em forma de relato de caso realizado no Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurofuncional, na Clínica Escola de Fisioterapia Sabrina Sfredo Fiorentin, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O estudo foi realizado no período de setembro à outubro de 2019, com 14 atendimentos, entre avaliação e tratamento. Relata o caso de um paciente do sexo masculino, 35 anos com diagnóstico clínico de Lesão Raquimedular em nível de C6 – C7. Resultados: Verificou-se melhora importante no controle e força de tronco, aprimoramento na execução de atividades em posturas altas, de rotações de tronco e equilíbrio. Priorizou-se a realização das atividades em decúbito dorsal, ventral, sentado e ortostáse, onde a dificuldade do exercício era graduada de acordo com a aceitação do paciente. Conclusão:A melhora na funcionalidade do indivíduo atua diretamente sobre a qualidade de vida. A fisioterapia se mostra importante no quesito de aprimorar a execução das atividades para permitir maior independência e funcionalidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M.; GONÇALVES, SOFIA. Lesão medular traumática: recuperação neurológica e funcional. Acta medica portuguesa, p. 401-406, 2007.

BARROS FILHO, T.E.P.; et al. Efeito da administração do monosialogangliosídeo (gm-1) no trauma raquimedular. Acta Ortopédica Brasileira, v. 24, n. 3, p. 123-126, 2016.

CIRINO, C.P.; SILVA, F.A.R. da; SANDOVAL, R.A. Perfil epidemiológico de pacientes com trauma raquimedular atendidos no ambulatório de fisioterapia de um hospital de referência em Goiânia. Revista científica da escola de saúde de Goiás-resap, v. 4, n. 1, p. 081-090, 2018.

DEVIVO, M.J. Epidemiology of traumatic spinal cord injury: trends and future implications. Spinal Cord, 2012; 50(5): 365–372.

GARCÍA, S.M. Trauma raquimedular. Morfolia, v. 7, n. 1, 2015.

MORENO-FERGUSSON M.E, AMAYA-REY M.C. Cuerpo y corporalidad en la paraplejia: significado de los cambios. Av. enferm, 2012; 30(1): 82-94

NEVES, M.A.O., et al. Escalas clínicas e funcionais no gerenciamento de indivíduos com Lesões Traumáticas da Medula Espinhal. Revista Neurociências, p. 234, 2007.

PONS J.L, RAYA R, GONZÁLEZ J. Emerging Therapies in Neurorehabilitation II. Switzerland: Springer International Publishing, 2016; 318 p

SARTORI, Juliano et al. Reabilitação física na lesão traumática da medula espinhal. Revista Neurociências, v. 17, n. 4, p. 364-370, 2009.

VALL, Janaina; BRAGA, Violante Augusta Batista; ALMEIDA, Paulo C. Estudo da qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática. Arq neuropsiquiatr, v. 64, n. 2-B, p. 451-5, 2006.

YANG R, GUO L, WANG P et al. Epidemiology of spinal cord injuries and risk factors for complete injuries in Guangdong, China: a retrospective study. PLoS ONE, 2014; 9(1): 1-10.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.