CONHECIMENTO DAS PUÉRPERAS SOBRE A CÓLICA NO RECÉM NASCIDO

JALUSA MUNHOZ GUILHERME, Elisa de Vargas, Gabrielle Bastos Simões Martins, Carmen Helena Gomes Jardim Vaz, Jacqueline Flores de Oliveira

Resumo


Tendo conhecimento sobre a cólica do recém-nascido, realizou-se esta pesquisa, cujo objetivo geral é “ Identificar o conhecimento das puérperas acerca da cólica no recém-nascido”. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de caráter qualitativo. O presente estudo teve como população alvo puérperas maiores de 18 anos, abrangendo um total de 10 mulheres. Uma vez transcritas na íntegra, as entrevistas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin, que resultou em quatro categorias: 1) Período puerperal: o significado para as puérperas; 2)Fatores relacionados à cólica no recém-nascido; 3) Mecanismos utilizados pelas puérperas no alivio da cólica do RN; 4) Cólicas do RN: A importância da família como amparo. Em posse desses dados, foi possível identificar que a maioria das puérperas tem conhecimento sobre o que é período puerperal. Quanto às causas da cólica no RN, as puérperas foram unânimes ao relatarem ter conhecimento a respeito das causas da cólica nos RNs. Estas relacionaram a cólica a fatores relacionados à sua própria alimentação e à alimentação ofertada aos RNs, que não o leite materno, e isso acaba interferindo nos sintomas apresentados pelos bebês. A maioria das puérperas revelou ainda ter encontrado alguns desafios em relação à presença da cólica no RN, como o choro incessante, o sentimento de impotência frente às crises e o sofrimento ao ver o RN com dor. Ainda em relação à cólica foi possível identificar que a grande maioria das puérperas utiliza algum mecanismo para o alivio da cólica do RN, mesmo primigestas relataram alçar mão de alguma alternativa no alívio da cólica, a maioria com métodos não farmacológicos. Além disso, o incentivo ao apoio familiar, principalmente, a participação paterna nos cuidados prestados ao binômio mãe e filho é um importante fator relacionado ao desenvolvimento adequado da criança e na construção de vínculos.


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