O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM

TIAGO MENGOTTI ALVES, PAULA LEMOS SILVEIRA LEMOS SILVEIRA

Resumo


O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM: O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição do Atendimento Educacional Especializado/AEE, na área da Educação Especial, para os alunos com deficiência física, intelectual, múltipla, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro do Autismo/ TEA e altas habilidades/ superdotação - AH/SD. A pesquisa de método indutivo, abordagem qualitativa, com perguntas abertas, em que foi aplicado um instrumento de coleta de dados em forma de entrevistas, gravadas e transcritas, ocorreu em três (3) escolas municipais de Bagé, em três salas de recursos, com um grupo de seis professores, sendo responsáveis pelas salas de recursos e professores do ensino regular. Percorrendo a problemática, pretendeu-se verificar o quanto o Atendimento Educacional Especializado contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, nos anos iniciais da rede pública municipal. OBJETIVOS: Analisar a contribuição do Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem dos alunos com deficiência, nos anos iniciais da rede pública municipal de Bagé-RS. Conhecer o Atendimento Educacional Especializado; Identificar a formação do Professor da Educação Especial; Descrever a contribuição dos recursos de Tecnologias Assistivas, como apoio pedagógico; Analisar o processo de encaminhamento para Atendimento Educacional Especializado específico da presente pesquisa. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa explicativa, descritiva, qualitativa, a partir do método indutivo. A abordagem do problema é qualitativa uma vez que os dados foram coletados a partir de uma observação participante e entrevistas com perguntas abertas. Após a coleta os dados dos encontros ocorreram à transcrição em áudio e a organização do material submetido à análise, iniciando pela leitura flutuante. As transcrições foram submetidas à análise de conteúdo e as informações classificadas com o objetivo de responder à problemática da pesquisa. RESULTADOS: De acordo, com as narrativas das participantes, o processo de identificação para o atendimento educacional especializado (AEE), dar-se através do professor do ensino regular que identifica o aluno com alguma necessidade especial ao perceber dificuldade acentuada na aprendizagem ou quando o mesmo possui ou não laudo médico. Existem vários materiais de tecnologia assistiva disponíveis na sala do AAE, recursos esses utilizados como apoio pedagógico, conforme a necessidade é muito acentuada do aluno, porém em sua maioria as professoras é que produzem materiais facilitam o aluno na sala de aula. Evidencio-se a importância de responder o problema da pesquisa, pode-se perceber que o AEE de fato é o complemento essencial para o processo de aprendizado dos alunos e como suporte pedagógico para os professores do ensino regular. CONCLUSÃO: Constatando-se que, após as análises que esse tipo de serviço é fundamental no processo de inclusão escolar, e que sem esse atendimento inviabiliza-se o acesso do aluno ao conteúdo na sala de ensino regular. Os caminhos percorridos foram apreciados com subsídio teórico, a fim de conhecer o Atendimento Educacional Especializado, nas salas de recursos, assim descrevendo os recursos de tecnologias assistivas como apoio pedagógico. Através dos dados coletados constatou que o processo de identificar e encaminhar o aluno ao AEE é realizado como orienta a legislação educacional, pois o professor da sala de aula identifica alguma necessidade especial ou dificuldade de aprendizado do referido aluno, logo contata a supervisora que é uma figura essencial nesse processo, pois ela encaminha o aluno a uma avaliação pedagógica no AAE. PALAVRAS-CHAVES: Sala de Recursos, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado.

Palavras-chave


TIAGO ALVES

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