O tempo cronológico no ensino pedagógico em Bagé

IRENE GUSMÃO VIANNA, Clarisse Ismério de Oliveira

Resumo


RESUMO

O conceito de tempo apresenta diversos significados em diferentes contextos, dentre eles, diz respeito à indicação da duração de momentos, fatos importantes, ou seja, que cotidianamente são expressos por épocas, relógio, calendário, etc. Cada vez mais o temos como determinante para nossas atividades diárias. Ter a oportunidade de medi-lo sempre foi uma necessidade do homem, para isso, ao longo da história diversos instrumentos foram sendo criados e construídos, dentre eles o relógio. Assim foi desenvolvida uma pesquisa cujo objetivo geral é compreender as formas para desenvolver um trabalho educativo sobre o tempo do relógio no 4º ano do ensino fundamental nos diferentes segmentos de ensino. E os específicos: conceituar o tempo historicamente, traçando um paralelo com os dias atuais; destacar as metodologias utilizadas para o ensino das horas na educação básica; identificar os procedimentos educativos utilizados no ensino das horas nas séries iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir de autores como Bergamasch, Jean Piaget, Vygotsky e Paulo Freire. A presente pesquisa utiliza o método indutivo, de natureza aplicada, caracterizando-se por ser descritiva, comparativa, explicativa e exploratória, cuja abordagem do problema ocorreu de forma qualitativa uma vez que os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, aplicada a docentes do 4º ano do Ensino Fundamental de diferentes segmentos escolares. Conclui-se que o ensino precisa constantemente de renovação para enfrentar os desafios, acompanhando a evolução da sociedade, desse modo serão obtidos resultados contribuindo assim para uma educação de melhor qualidade e o conhecimento será excelente.

PALAVRAS-CHAVES: Tempo, Cronologia, Interdisciplinaridade.

ABSTRACT

The concept of time presents different meanings in different contexts, among them, it refers to the indication of the duration of moments, important facts, that is, that are expressed daily by times, clock, calendar, etc. More and more we have it as a determinant for our daily activities. Having the opportunity to measure it was always a necessity of man, for that, throughout the history several instruments were being created and constructed, among them the clock. Thus a research was developed whose general objective is to understand the ways to develop an educational work about the time of the clock in the 4th year of elementary education in the different segments of education. And the specifics: conceptualize time historically, drawing a parallel with the present day; Highlight the methodologies used to teach hours in basic education; To identify the educational procedures used to teach the hours in the initial grades of elementary school. The theoretical basis of the work was constructed from authors such as Bergamasch, Jean Piaget, Vygotsky and Paulo Freire. The present research uses the inductive method, of an applied nature, characterized by being descriptive, comparative, explanatory and exploratory, whose approach to the problem occurred qualitatively since the data were collected from a semi-structured interview, applied to teachers of the 4th year of elementary school in different school segments. It is concluded that education constantly needs renewal to face the challenges, accompanying the evolution of society, in this way will be obtained results contributing to a better education and knowledge will be excellent.
KEY WORDS: Time, Chronology, Interdisciplinarity.


Palavras-chave


Tempo ; Cronologia; Interdisciplinaridade.

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