O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE BAGÉ: AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR NESTE CONTEXTO
Resumo
Por ter através de documentos a funcionalidade da teoria dos processos que permeiam a Educação Inclusiva, este estudo propôs descrever a prática do cenário da inclusão nas instituições públicas e privadas do município de Bagé, conhecer os profissionais envolvidos, refletir sobre a aplicação de técnicas e compreender a contribuição da psicologia escolar em todo esse contexto. Evidenciando através do olhar inicial da escola inclusiva o que se tem de concreto de trabalho, pode-se dar inicio a construção de tarefas que sejam capazes de contemplar a real e ideal educação inclusiva que se espera. Metodologicamente este estudo tratou-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, onde cada profissional responsável pelo processo de inclusão em seis instituições foi entrevistado e após a coleta dos dados, a análise ocorreu segundo o método de analise de conteúdo proposto por Bardin. Frente aos resultados obtidos e as referencias teóricas estudadas evidenciou-se a evolução de políticas referentes à Educação Inclusiva, no entanto o quanto ainda há de melhorias a serem feitas para que se tenha instituições inteiramente inclusivas, com redes de apoio onde o profissional da psicologia tenha espaço para contribuir em todo o processo.
Palavras-chave
Educação inclusiva; Psicologia Escolar; Instituições públicas e privadas
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