Direitos Humanos e a Homofobia no Ambiente Escolar

Mayara das Neves Pereira, Emanuelle Goulart, Brenda Bart Goulart, Juliana Machado, Raíssa Ochôa Golin

Resumo


O presente trabalho é uma análise de situação escolar, desenvolvido na disciplina de Religião, dentro da temática dos Direitos Humanos e aborda a homofobia. Nos perguntamos porque diante de tantas evoluções na sociedade, a homofobia ainda existe. Assim o objetivo do trabalho é mostrar o quão polêmico esse tema ainda é e como a escola na qual estudamos reage a esse assunto, tanto os alunos quanto os professores e direção. A homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais, transgêneros e pessoas intersexuais. Ela é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que todo tipo de orientação sexual não heterossexual é negativa. Os dados coletados foram mediante um questionário aplicado aos alunos e uma entrevista com alguns professores, a supervisão e direção. No total 161 alunos responderam o questionário. Ao analisar as atas escolares e conversar com a supervisão e direção, constatou-se que no ano de 2017 não houve, até o momento, nenhuma ocorrência relativa a atos homofóbicos. A maioria dos alunos que responderam o questionário estão entre 15 e 17 anos, sendo 57,8% do sexo feminino e 42,2% do sexo masculino. Cerca de 98,8% declarou saber o que é a homofobia e 1,2% declarou não saber. Ao serem questionados se os homossexuais, bissexuais, transgêneros e intersexuais são aceitos pela sociedade, 21,7% respondeu que sim, são aceitos, enquanto 78,3% responderam que não. Na pergunta, você é a favor da união entre pessoas do mesmo sexo, 78,3% responderam que sim, 18,6% responderam que não e 2,5% não responderam. Quando questionados sobre os direitos dos homossexuais, 81,9% responderam que apoiam, enquanto 16,1% não apoiam e 1,2% não responderam. Na última pergunta, referente ao fato da homofobia ser considerada crime, 63,4% respondeu que sim, deve ser considerada crime, enquanto 36,6% respondeu que não deve ser considerada crime. Os dados coletados até o momento demostram existir dentro da escola uma conscientização a cerca desse tema, porém, mesmo as respostas não favoráveis terem sido baixas, existe a necessidade de conscientização dos alunos perante a homofobia. Muitas vezes casos isolados podem acontecer e a escola não ter conhecimento, casos esses que podem ser representados pelas baixas porcentagens das respostas negativas no que se refere ao respeito aos homossexuais. Acreditamos que não é por que é baixa a rejeição que ela não exista dentro da escola, assim é necessário sempre estar falando sobre o assunto e discutindo dentro da esfera dos Direitos Humanos essa temática. 

Palavras-chave


Direitos Humanos; Homofobia; Escola XV de Novembro

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