RAIVA: GRAU DE CONHECIMENTO DA ENFERMIDADE NA COMUNIDADE E PROCURA DE VACINAÇÃO EM CLÍNICAS VETERINÁRIAS NO MUNICÍPIO DE BAGÉ-RS

Helena Centeno Bastianello, Vitória Xavier Cabral, Regina Celis Pereira Reiniger Celis Pereira Reinige

Resumo


A raiva é uma zoonose de importância na saúde pública, e tem como agente causador um RNA-vírus da família Rhabdoviridae e do gênero Lyssavirus. O presente trabalho teve como objetivo reunir informações sobre o conhecimento na comunidade sobre a raiva e a frequência da procura de vacinação para animais de estimação na cidade de Bagé-RS. Para a realização do trabalho, foi aplicado um questionário online para verificar o conhecimento das pessoas sobre a raiva, e visitas nas principais clínicas a fim de mensurar a procura por vacinação em cães e gatos. Como resultados obtidos, observou-se que 98,5% dos entrevistados já ouviram falar sobre a zoonose em questão, e 51% vacinam seus animais anualmente contra raiva. Quanto às respostas por parte das clínicas consultadas, obtivemos que das nove, seis afirmam que a procura é elevada, enquanto cinco a procura é baixa. Com base nos resultados obtidos foi constatado que a população entrevistada em grande parte tem conhecimento acerca da raiva e buscam vacinar seus animais de estimação anualmente.


Texto completo:

PDF

Referências


BABBONI, Selene Daniela; MODOLO, José Rafael. Raiva: origem, importância e aspectos históricos. UNOPAR Científica. Ciências Biológicas e da Saúde, v. 13, n. Esp, p. 349-356, 2011. Disponível em: .

BATISTA, Helena Beatriz de Carvalho Ruthner; FRANCO, Ana Cláudia; ROEHE, Paulo Michel. Raiva: uma breve revisão. Acta Scientiae Veterinariae, v. 35, n. 2, p. 125-144, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/ActaScientiaeVeterinariae/article/view/15959/9503

BRASIL. Ministério da Saúde. Raiva: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2020.

Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/raiva

KOTAIT, Ivanete et al. Reservatórios silvestres do vírus da raiva: um desafio para a saúde pública. BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online), v. 4, n. 40, p. 02-08, 2007.

LAGES, Sonia Luisa Silva. Avaliação da população de cães e gatos com proprietário, e do nível de conhecimento sobre a raiva e posse responsável em duas áreas contrastantes da cidade de Jaboticabal, São Paulo. 2009. viii, 76 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2009. Disponível em: .

LOPES, João Tertuliano Silveira et al. Análise dos acidentes por animais com potencial de transmissão para raiva no município de Caçapava do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 2014.

WADA, Marcelo Yoshito; ROCHA, Silene Manrique; MAIA-ELKHOURY, Ana Nilce Silveira. Situação da raiva no Brasil, 2000 a 2009. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 20, n. 4, p. 509-518, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.