USO DE TECNOLOGIAS COM CRIANÇAS AUTISTAS EM SALA DE AULA

Flávia Garcia de Souza, Paulinia Amaral

Resumo


Crianças autistas tendem a ter maior dificuldade de inserção/inclusão por não conseguirem expressar suas necessidades, assim, uma maneira de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem seria através do uso de tecnologia. Diante da ampla variedade de ferramentas tecnológicas, torna-se essencial disseminar o conhecimento sobre essas novas ferramentas de interação, especialmente entre aqueles professores que trabalham com alunos inclusos na sala de aula regular e/ou nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este estudo é uma revisão narrativa de literatura dos últimos cinco anos e teve como objetivo identificar os tipos e os benefícios da Tecnologia Assistiva (TA) no ensino-aprendizado de crianças autistas. A busca foi realizada nas bases de dados: SciELO, CAPES, Google Acadêmico e PubMed, com os seguintes descritores: Information Technology; Self-Help Device; Autistic Disorder; School. Dos trezentos artigos encontrados, 39 resumos foram apreciados, sendo 10 artigos lidos na íntegra e seis estudos incluídos na revisão. A maioria dos achados mostram como a tecnologia pode melhorar o processo de comunicação através da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) e do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por meio de Tecnologia Assistiva. Assim, as ferramentas tecnológicas sugeridas para utilizar em sala de aula foram: aplicativos, jogos digitais e outros dispositivos, tais como Pager Vibratório e dispositivo de display usado na cabeça Head-Mounted Display (HMD). Conclui-se que ainda há necessidade de inserção das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, uma vez que ainda existe uma resistência para a inclusão das TIC’s em sala de aula como meio de aprendizagem. Isso acontece, principalmente, devido a falta de qualificações necessárias para o manuseio. Dentre as diversas vantagens encontradas pelo uso das tecnologias assistivas, destacam-se as seguintes: maior interação com os colegas e autonomia, melhora na comunicação, diminuição dos comportamentos desadaptativos e melhora na regulação emocional.

 

Palavras-chave: Crianças autistas; Transtorno Autístico; Tecnologia Assistiva; Tecnologia da Informação e Comunicação; Sala de aula.



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