“QUAL PERSONAGEM TE INSPIRA?”: DESENVOLVENDO O PROCESSO DE IDENTIDADE EM ADOLESCENTES

Flávia Prado Martins, Flávia Garcia, Lucas Pradie, Suelen Bach

Resumo


A partir de características disponibilizadas pelo meio em que vive, o adolescente dá início a construção de sua identidade.  As mídias de massas consumidas desde a infância, fazem parte deste processo, disponibilizando os mais variados conteúdos e acesso a inúmeros personagens. Sendo a escola o local onde o adolescente passa grande parte do dia, possui visão privilegiada de tal processo, neste sentido viu-se a possibilidade da abertura de um espaço para a expressão dos alunos. O objetivo do presente trabalho é descrever a proposta de identificação com personagens no processo de construção da identidade de adolescentes. A proposta foi desenvolvida em dois encontros e de forma remota, durante a prática de estágio em Psicologia Escolar e da Educação realizada no Colégio Urcamp São Gabriel, o qual ocorreu no período de agosto de 2020 a maio de 2021. Os relatos apresentados pelos alunos demonstram sua proximidade com o universo criado em livros, filmes, séries, animes, mangás e Hqs. A partir dos relatos dos alunos participantes, conclui-se que abordar assuntos relacionados às mídias atuais, introduzidas no cotidiano dos adolescentes, pode servir como ferramenta para melhorar o desenvolvimento da identidade e para promover o diálogo, sendo essencial manter um olhar atento aos conteúdos consumidos

Texto completo:

PDF

Referências


BORSA, J. C. O Papel da Escola no Processo de Socialização Infantil. Psicologia.com.PT. O portal dos psicólogos, RIO GRANDE DO SUL,2007. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0351.pdf.

DUTRA, J. P. História & História em Quadrinhos: a utilização das HQs como fonte histórica político-social. Santa Catarina. 2002.

QUIROGA, F. L. VITALLE, M. S. S. O adolescente e suas representações sociais: apontamentos sobre a importância do contexto histórico. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 23 [ 3 ]: 863-878, 2013.

RANGEL, A. et al. Adolescência: construindo uma identidade. Revista conhecimento online-ano 4 - vol.1 – março de 2012. Acesso em: 10/05/2021 http://www.feevale.br/site/files/documentos/pdf/58663.pdf

ROMANOWSKI, B. M. et al. Percepções sobre a construção social das histórias de super-heróis nos produtos midiáticos. PERSPECTIVA, Erechim. v. 43, n.164, p. 99-111, dezembro/2019.

SALDANHA, W. et al. O autoconceito de adolescentes escolares. Paidéia, Vol. 21, No. 48, 9-19, 2011

SANTONI, P. R. Animês e Mangás: A Identidade dos Adolescentes. UNB-Departamento de artes visuais- Brasília, 2017.

SANTOS, I. S. Com grandes poderes vem... o que? Super-heróis, agressividade e pró-sociabilidade em adolescentes. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, vol. 10, n. 2, p. 54-70, Jul.-Dez., 2018

WESCHERFELDER, G. V. et al. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 33, pp. 1-8, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.