ENGAJAMENTO EM ATIVIDADES REMOTAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Lucas Dutra Pradie, Flávia Martins, Flávia Souza, Suelen Bach

Resumo


No processo da aprendizagem a participação e a interação dos alunos nas atividades são de suma importância para o seu desenvolvimento. Considerando as modificações e adaptações necessárias para a mudança do ensino presencial para o remoto, o engajamento dos alunos tornou-se mais desafiador. A psicologia escolar é uma área de atuação que utiliza-se de diversos saberes de diferentes áreas da psicologia como ciência particular, reconhecendo os elementos envolvidos no processo educativo que ocorrem no ambiente escolar, não apenas de origem pedagógica. O presente trabalho tem como objetivo, verificar quais os fatores favoreceram o engajamento dos alunos nas atividades remotas. Os encontros e atividades ocorreram de forma remota, através do Google Meet. Todas atividades foram adaptadas para que pudessem ser executadas de forma virtual, e estas eram planejada de acordo com as demandas evidenciadas durante os encontros. O trabalho realizado com os alunos do 1º, além do desenvolvimento de temas importantes para a adolescência, teve um olhar mais sensível no que diz respeito a aproximação relacional entre os alunos-professora-estagiários, já com as turmas do 2º e 3º, deu-se continuidade na abordagem de temas pertinentes a adolescência e questões emocionais. No decorrer dos encontros, observou-se que a participação foi aumentando, tornando-se mais ativa, dando assim, maior desenvolvimento dos temas abordados, potencializando os resultados, além de um funcionamento mais dinâmico.  A partir do relato de experiência dos acadêmicos, conclui-se que os fatores que favoreceram o engajamento destes alunos nas atividades, foram a aproximação relacional e a forma de abordagem dos temas. E os fatores destacados que favoreceram o engajamento dos alunos nas atividades propostas, foram a aproximação relacional e a forma de como os temas foram abordados.


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, C. E. S. et al. Aplicabilidade da gamificação em sala de aula em períodos da pandemia. Brazil Journal of Development, Curitiba, v.6, n.10, p.79789-79802, outubro, 2020.

FERREIRA, E. E. B. A percepção de competência, autonomia e pertencimento como indicadores da qualidade motivacional do aluno. Dissertação (Doutorado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2010.

GOMES, R. C. Regulação semiótica no self educacional de adolescentes na transição para o ensino médio profissionalizante: A atuação da exotopia dentre as posições do eu. 228f. Dissertação (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2018.

JULIO, J; VAZ, A; FAGUNDES, A. Atenção: alunos engajados – análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigação. Ciência & Educação, 17(1), 63-81. 2011.

MARTINS, P. P. S; GUANAES-LORENZI, C. Autorrevelação como recurso conversacional em terapia. In: Emerson F. Rasera, Karin Taverniers & Oriana Vilches-Álvarez (Orgs.) Construccionismo Social em acción: Práticas inspiradoras em diferentes contextos. p. 391-418. Changrin Falls, Ohio, USA, 2017.

MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto. Brasília, v.23, n. 83, p. 39-56, mar. 2010.

STELKO-PEREIRA, A. C.; VALLE, J. E.; WILLIAMS, L. C. A. Escala de Engajamento Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação psicológica, Itatiba, v.14, n.2, p.207-212, agosto, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.