FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS
Resumo
O presente trabalho objetiva a elaboração de uma ferramenta de apoio à produção de materiais educacionais digitais acessíveis, devido ao crescimento na procura pelo ingresso nos cursos de ensino superior brasileiro por meio do grupo de pessoas com baixa visão, deficiência auditiva, cegueira, surdez e/ou surdocegueira. Dessa forma, é necessário que o meio educacional busque por inovações para alcançar de forma efetiva todos os alunos igualitariamente. Portanto, a ferramenta de apoio à produção de materiais educacionais digitais acessíveis visa minimizar as barreiras comunicacionais e informativas auxiliando os docentes da Universidade Federal do Pampa no desenvolvimento dos materiais educacionais digitais acessíveis. Sendo assim, a criação da plataforma engloba conceitos de Experiência do Usuário, Usabilidade, Gamificação e Psicologia das Cores, utilizados para instigar maior compreensão, clareza e absorção dos materiais de apoio, almejando que o docente aplique de forma prática todas as informações em seus materiais didáticos.
Palavras-chave: Acessibilidade; Experiência do Usuário, Psicologia das Cores; Gamificação.
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