ALAMBRADOR DE IDEIAS

EDUARDA LOPES, Ana Paula Vestena Cassol, Elizabeth Lima Amaral Neves, Guilherme Maruyama Dias, Sofia De Oliveira Cruz, Bruno Menezes Dias de Freitas, Esther de Lima Rodrigues, Maria Fernanda Lanes, Maria Laura Gonçalves Kieling

Resumo


Introdução: Os primeiros registros de comunicação realizados pelo homem foram encontrados ainda na pré-história, pintados em paredes de cavernas. Percebe-se então, como a necessidade de comunicação está inata entre os organismos da nossa espécie, retratada desde a antiguidade. Atualmente o ser humano precisa estar informado sobre a época em que vive e sobre o seu papel na sociedade. A informação apresenta-se como uma ferramenta de inclusão e transformação deste meio social possibilitando o exercício do poder de argumentação, persuasão e criatividade, formando leitores conscientes ao transformar a realidade em que estão inseridos. Desta maneira cabe a escola, com seu papel de mediadora, a função de promover através da comunicação o desenvolvimento da leitura e produção textual vinculando a valorização do jovem como protagonista de seus projetos de vida e de valores sociais. Objetivo: Consoante a estes aspectos, o objetivo do trabalho foi elaborar um jornal Online no qual os alunos pudessem praticar e desenvolver suas habilidades de escrita, leitura e o trabalho em equipe, além de incentivar o pensamento crítico sobre os acontecimentos. Metodologia: O trabalho foi realizado por uma equipe com oito alunos do Colégio da URCAMP de São Gabriel, pertencentes ao primeiro e terceiro ano do ensino médio. Cada aluno ficou responsável por escolher e redigir um texto sobre as seguintes sessões: Entrevista (apresentando profissões, possibilidades de área de atuação, mercado de trabalho); Atualidades (inserindo descobertas, lançamentos na área de ensino, ciência e tecnologia); Artes (apresentando obras de arte e seu contexto histórico e social); Música (letras de músicas em qualquer idioma, comentários sobre o autor); Literatura (indicações de leitura, resumos, trechos de poesias e biografias); TV, Cinema e Teatro (sugestão de filmes, séries, documentários com suas respectivas sinopses, que abordarão conteúdos trabalhados nas disciplinas regulares); Humorismo (Piadas, desenhos humorísticos); Esportes e Saúde (alimentação saudável, benefícios à saúde); Curiosidade sobre o corpo humano (funcionamento, hábitos saudáveis) e Dicas sobre Enem e vestibulares. A escolha do nome do jornal - Alambrador de Ideias -, a diagramação e formatação da primeira edição foi realizada pelos alunos e será disponibilizada para todo a comunidade na web. Resultados: O projeto está em andamento no colégio da URCAMP e a primeira edição apresenta oito sessões com temas interdisciplinares que abrangem conteúdos relacionados as disciplinas do Ensino Médio. A escolha do nome representa o intuito de alambrar ideias e fortalecer relações sociais formando jovens críticos e criativos. Conclusão: A construção do Alambrador de Ideias é um desafio e tem proporcionado aos alunos o interesse pela informação, um aperfeiçoamento na linguagem escrita e o desenvolvimento do trabalho em equipe.


Palavras-chave


jornal online; produção textual; informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.