Horta Escolar como Ferramenta para a Educação Ambiental

SAIMON LUIS SOARES CAVALHEIRO

Resumo


                      Saimon Luis Soares Cavalheiro¹ Cláudia Valéria Fagundes2

               

                      ¹ Acadêmico e Bolsista Pibid  do curso de Ciências Biológicas – Urcamp/Bagé

                      ² Docente Supervisora do  Pibid Escola Municipal Ver. Carlos Mário M. Silveira

                                  

                       . O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas, criando assim, uma ferramenta de ensino a aprendizagem.  A horta escolar serve como objeto de estudo para estimular os alunos ao cuidado com o meio ambiente, entender o valor da terra e a importância da sustentabilidade. É um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável.  O objetivo deste projeto visa despertar nos alunos o interesse e a valorização da horta escolar e através dela, difundir e estimular a cultura de hortaliças na comunidade e fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre a horta, servindo também como estímulo para melhorar ou construir sua horta familiar. O planejamento do projeto foi realizado para que os estudantes acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas O projeto possibilita o contato direto dos estudantes com a terra, podendo preparar o solo, conhecer e associar os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo ter cuidado com as plantas e colhê-las, além de ser um momento em que os alunos aprendem a respeitar a terra.

 

 

              Palavras-chave: alimentação, hortaliças, cultivo.

 


Palavras-chave


alimentação, hortaliças, cultivo.

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.