Uma Relação de Troca de Conhecimentos Entre Pibidianos e Professores da EMEB Eurípides Brasil Milano
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), é um programa desenvolvido pelo governo federal juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o Ministério da Educação (MEC) e, constitui-se em uma iniciativa para o “aprimoramento” e o “reconhecimento” sobre a importância da formação de professores para a educação básica, no qual acadêmicos de licenciatura, de universidades públicas e privadas, tem a oportunidade de atuarem em sala de aula, proporcionando aos bolsistas uma excelente experiência que vai além da teoria. Este resumo traz como contribuição a percepção dos envolvidos no PIBID, na EMEB Eurípides Brasil Milano – Alegrete/RS e pretendeu analisar a relação de troca de conhecimentos entre bolsistas ID do PIBID/Ciências Biológicas da URCAMP/Alegrete e professores da escola, tendo em vista a aquisição do conhecimento através de quem ensina e aprende e por quem aprende e ensina. Partiu-se de um questionamento para melhor compreensão sobre a relação entre os bolsistas ID e os docentes: quais os aspectos da relação de ensino-aprendizagem que ocorre entre ambos? Trata-se de uma pesquisa exploratória baseada em Lakatos (2003). A população envolvida esteve representada por professores e bolsistas do projeto, desta retirou-se uma amostra intencional de seis professores e os cinco bolsistas ID. Para coleta de informações foi realizado um questionário com questões semiestruturadas. A partir das respostas dos questionamentos as informações foram analisados por meio da comparação das respostas. Os resultados demonstram que a formação inicial docente é muito importante, por isso é indispensável que ocorra um preparo do bolsista antes de iniciar suas atividades na escola; percebemos o quanto é imprescindível um planejamento semanal em parceria com o professor regente, pois disponibiliza um suporte para realidade de sala de aula, onde haverá a troca de informações que possibilite adquirir experiência do conhecimento e da prática com o professor regente. Tanto docentes como pibidianos aprendem e ensinam. Conclui-se que o PIBID contribui para formação dos futuros docentes, pois possibilita o convívio com a realidade escolar, proporcionando, muitas vezes, a troca de experiência entre o professor e o bolsista, desta maneira o acadêmico se sente acolhido pelo docente, tornando assim a aula mais produtiva e dinâmica.
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