A importância das atividades psicomotoras e cognitivas para aprendizado dos alunos nos anos iniciais das turmas de 4º e 5º anos da EMEF Téo Vaz Obino da cidade de Bagé.

CANDIDA da Silva FAGUNDES, Luciene Soares Resing

Resumo


O presente estudo investigou a importância da psicomotricidade como contribuinte para o aprendizado dos alunos do 4 ano, com dificuldades cognitivas, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Bagé-RS. Justifica-se a preocupação com alunos desta faixa etária, em relação aprendizagem e socialização, visto que, percebeu-se as dificuldades destes em executar atividades como os jogos pré-desportivos, a conclusão com sucesso dos exercícios e a falta de cooperação entre eles. Diagnosticada as dificuldades, a partir da revisão bibliográfica foi proposta seções de atividades que englobaram a socialização e atividades psicomotoras, durante um mês, duas vezes por semana, visando estimular o equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, lateralidade, agilidade cooperação, autonomia e criatividade. Após o período de experimentação verificou-se, em uma entrevista com a professora titular da turma do 4B, melhora dos alunos ao executaram as atividades de aula e aumento da cooperação entre eles. Assim,preliminarmente, pode-se concluir que estes alunos tiveram melhora tanto nos aspectos da coordenação motora ampla, coordenação fina, organização espacial, corporal, quanto na socialização e cooperação.

Palavras-chaves: Anos Iniciais. Desenvolvimento Motor. Socialização. 


Palavras-chave


Anos iniciais,desenvolvimento motor,socialização

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