PIBID - DIFERENTES POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

MILENA MASSAGAO ROSA, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


Este relato tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) na cidade de Bagé-RS. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Severiano da Fonseca. O subprojeto propõe uma proposta pedagógica inovadora, onde o principal objetivo e a interação entre os acadêmicos de licenciatura do ensino superior e os alunos da educação básica, com foco na qualidade da alfabetização e também em capacitar e intensificar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. O método de ensino apresenta a possibilidade de que os alunos das séries iniciais adquiram um conhecimento que é formado a todo o momento, dando importância para o conhecimento já conquistado das crianças. O processo de letramento pode ocorrer antes da alfabetização, os alunos mesmo antes de aprenderem a ler e escrever convencionalmente, já são capazes de produzir linguagem escrita e atribuir entendimento aos textos lidos. Um dos principais métodos pedagógicos utilizados é a contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem na Educação infantil, que se constituem em práticas prazerosas, sendo que a principal intenção é construir uma ponte entre as crianças e a linguagem escrita, os contos infantis são uma importante ferramenta para o desenvolvimento da criança, estimulando assim a sua imaginação e despertando o gosto pela leitura e também a ampliação do vocabulário facilitando a aprendizagem. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Severiano da Fonseca com duas turmas de 2º anos (20 e 21). Os encontros são realizados duas vezes por semana e as atividades pedagógicas do planejamento são elaboradas conforme a dificuldade de aprendizado de cada aluno, que foram identificados através de teste diagnóstico. As histórias são sempre escolhidas com um planejamento prévio, sempre contadas aos alunos utilizando recursos lúdicos, entre eles estão os fantoches, dedoches, histórias na lata e até mesmo aventais e guarda-chuvas confeccionadas para a facilitação do entendimento dos alunos, desta maneira se obteve um resultado positivo da parte dos alunos que demostraram maior interesse no enredo, com isso, no final da narrativa é instigado um diálogo, incentivando a criança a falar sobre o que foi lido, após isso são aplicados os jogos, que são todos relacionados com o tema da história que já foi trabalhada anteriormente, que possuem o objetivo de adquirir a habilidade da leitura e escrita de uma maneira divertida. O trabalho no PIBID requer planejamento, compromisso e dedicação da parte dos bolsistas e das escolas que devem estar acessíveis à propostas inovadoras para que um trabalho eficiente seja desenvolvido, gerando resultados para os educandos. Desta forma é considerado satisfatório o resultado alcançado com o desenvolvimento das atividades lúdicas com fins pedagógicos com um método inovador de ensino permitindo o conhecimento dos conteúdos e fortalecendo as atividades práticas dos futuros professores.


Palavras-chave


PIBID; histórias; alfabetização.

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