PIBID: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANGELITA DE FÁTIMA RODRIGUES RODRIGUES, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


 

Introdução: Neste estudo o lúdico é tratado como estratégia do processo de ensino e aprendizagem, com ênfase no interesse que os educandos demonstram quando se deparam com atividades práticas, assim como das curiosidades e dos questionamentos que delas afloram, bem como nos resultados das atividades realizadas com alguns dos os alunos de uma determinada escola da Rede Municipal de Bagé-RS. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar quais as dificuldades que os alunos possuem em relação a escrita e leitura, assim promovendo intervenções pedagógicas. Metodologia: Esta pesquisa caracteriza-se como de caráter qualitativo, exploratório, constituindo-se num estudo de caso. Foi desenvolvida na turma de 3° ano, com 11 alunos, os quais se encontram divididos entre os níveis Pré-Sílabico (2 alunos), Silábico (2 alunos), Silábico-alfabético  e Alfabético (7 alunos). De acordo com os níveis e dificuldades dos alunos foram elaborados jogos para auxiliar suas dificuldades de leitura e escrita,pois eles demonstram grande interesse por atividades que exijam competição e desafios. Lince, Jogo das Argolas, Jogo do Encaixe, Dominós,Jogo da Forca, Silabário foram os jogos confeccionados e disponibilizados durante a investigação. Antes de organizar os agrupamentos, as bolsistas realizaram uma contação de história usando de recursos como dedoches, palitoches, avental, história no rolo, história na lata,para apresentar-lhes as palavras que, posteriormente, fomentaram o trabalho com os   jogos. Os alunos foram agrupados de acordo com seus níveis para o acompanhamento pedagógico das bolsistas que priorizaram atendimento individualizados. Resultados: É possível considerar que o jogo tem grande participação na evolução dos alunos, pois o mesmo torna-os mais participativos e interessados. Percebeu-se também que o lúdico ajudou no desenvolvimento da autonomia dos alunos, no cognitivo, raciocínio lógico e expressão oral, pois no início do ano alguns alunos não se expressavam tanto, a partir da brincadeira a sua linguagem verbal fez-se presente, tornando-os mais participativos e investigativos. Foi possível perceber que com a inserção do lúdico no cotidiano destes alunos, eles obtiveram até o presente momento grande avanço, alunos que não conseguiam escrever palavras simples, hoje escrevem palavras polissílabas. Considerações: Sabe-se que a necessidade de trabalhar com o lúdico, é um grande desafio para nós  educadores, pois exige muita atenção, cuidado, planejamento, recursos, mas ao mesmo a tempo a proposta é de grande valor e resultado. O lúdico proporciona para a criança o abstrato, o que torna sua aprendizagem mais simples e significativa, tendo assim referências do que está aprendendo.É de grande valia termos conhecimento de que cada aluno reage de uma maneira frente a aprendizagem, e que cada um tem o seu tempo,necessitando ser respeitado e analisado.É importante ressaltar que a pesquisa está em andamento, e que as considerações não se encerram nesse trabalho.

 

 

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Alfabetização,Lúdico; Aprendizagem

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