TAG RUGBY NA ESCOLA: UMA NOVA PROPOSTA PARA ALUNOS E PROFESSORES

Candida Ronita Fagundes, Murilo Moreira Oliveira, Luciane Maria Soares Resing, Lucas Fernandes Loguercio, Héctor Ferreira Chagas, Carla Rosane da Silva Corrêa

Resumo


Introdução: No presente estudo trouxemos uma nova proposta para a escola, o Tag Rugby, onde tivemos a vivência na universidade através da disciplina de Jogos Alternativos na Escola. A partir dos conceitos do esporte que são: jogar com prazer, respeito e humanidade, essa modalidade preza pela integridade física do praticante, ou seja, sem contato físico. Essa adaptação deu-se através do tag, material que impede o contato entre os jogadores, sendo esta a diferença em relação ao Rugby. Iniciou-se o planejamento de estudos, para então aplicarmos a prática do jogo. Objetivo: Introduzir uma nova experiência no ambiente escolar, desenvolvendo os processos de decisão e percepção dos alunos, que se unem à cognição e ação. Metodologia: Participaram das novas vivências os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé, durante um mês. Primeiramente apresentamos o esporte através de um vídeo para o entendimento do jogo e seus conceitos. Em uma oficina com os alunos, produzimos o tag (material utilizado no jogo), e logo após partimos para a prática, onde percebemos o interesse dos alunos pelas aulas, principalmente das meninas, pois o Tag Rugby é para todos, independente de suas características fisiológicas, que partem do mesmo nível de conhecimento. A formação das equipes nas aulas era mista, promovendo a união de meninas e meninos dentro do jogo. Ao final de cada aula era feito um feedback, tirando-se dúvidas e provocando questionamentos sobre a nova modalidade. Resultados: No início, os estudantes tiveram algumas dificuldades em passar a bola somente para trás ou para o lado, e também de se movimentar com a posse da bola, acostumados com outras modalidades que geralmente são jogadas para frente, de forma tradicional em Jogos Coletivos de Invasão. Ao praticar, os alunos aprenderam através da transformação dos jogos e das atividades, vivências que ficarão guardadas em sua mente. Portanto, no decorrer das aulas, os alunos foram se adaptando e aprendendo incidentalmente, compreendendo o jogo como um todo. Conclusão: Concluímos então que a inclusão de novas modalidades é de suma importância para a aprendizagem dos alunos, onde foi possível perceber o interesse pelo esporte, a obtenção de autonomia, respeito e cooperação entre os alunos e os professores, conceitos básicos do Tag Rugby. Para nós pibidianos a nova modalidade foi relevante e agradou muito, pois nos estimulou a sair de nossa zona de conforto, trazendo novas alternativas para a aula de educação física.


Palavras-chave


PIBID, Tag Rugby, Escola.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.