Pibid: uma oportunidade de humanização do ensino

RENATA DA ROSA SILVEIRA, Ana Caroline Ferreira de Menezes, Letícia Trindade de LIma, Idene Mariano Godois

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão acerca dos impactos das experiências de inserção no ambiente escolar de ensino fundamental, durante o período de interferência de uma equipe de bolsistas de iniciação à docência, oriundos do curso de Letras da Urcamp, de Sant’Ana do Livramento, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abreu Fialho, localizada em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, no período de agosto de 2012 a março de 2017. O  grupo de acadêmicos bolsistas ID, num primeiro momento, observou e identificou a realidade escolar, bem como de sua clientela, tomando ciência das fragilidades que mais necessitavam de apoio tanto cognitivo quanto emocional. O segundo momento foi o mais desafiador e mais instigante, porque exigiu da equipe preparo suficiente para trabalhar de tal forma que motivasse os alunos ao estudo e à participação das aulas para que estes passassem a produzir seu próprio conhecimento. ARROYO (2000), diz que “é importante trabalhar a humanização do educando e não estagnar o aluno como depósito de informação, trabalhar nele a afetividade, a amizade, o social e principalmente o amor, entendendo o aluno e a sua necessidade cotidiana”. As palavras da autora citada foram de fundamental importância para o sucesso desse trabalho, uma vez que motivou o empreendimento educacional ao qual estava disposta a equipe de estudantes do curso de Letras. Constata-se agora com mais consciência e convicção que o ensino através da “humanização” do aluno oferece resultados bem mais gratificantes do que aquele onde somente se deposita conteúdos programáticos.


Palavras-chave


ensino; humanização; aprendizagem

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