REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES POSTURAIS EM CRIANÇAS
Resumo
Introdução: Ao longo dos anos os problemas posturais vem acometendo cada vez mais as crianças, em especial aqueles relacionados com a coluna vertebral, muitas dessas alterações ocorrem durante o período escolar onde a criança está em fase de desenvolvimento corporal. Observam-se comportamentos de risco ao carregar mochilas com excesso de carga, marcha inadequada e também pela permanência na posição sentada de forma incorreta por até 6h com pequenos intervalos em pé, podendo levar a alterações posturais, fadiga e dorsalgias crônicas. Nessa revisão foi evidenciado que crianças utilizam tablets, smartphones e computadores mais precocemente e de forma prolongada, a posição aderida para operar os aparelhos é totalmente errada, causando doenças e dores. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi evidenciar as principais alterações posturais em crianças durante seu desenvolvimento corporal, causadas pelas atividades de vida diária (AVD’S). Método: Foi elaborado um projeto de iniciação científica na disciplina de Recursos Terapêuticos IV, do curso de Fisioterapia/URCAMP a pesquisa é uma revisão bibliográfica, a fim de atender o objetivo proposto foram realizados leituras em diversas publicações, trabalhos e artigos, sendo eles impressos e eletrônicos. Resultados: De acordo com a literatura foi observado que as alterações posturais mais comuns ocorrem no período escolar e durante o uso de eletrônicos, onde vícios de posturas são adotados, causando: assimetria de ombros pelo uso unilateral de mochilas e bolsas, escápulas abduzidas e ombros protrusos pelo peso excessivo da mochila, escoliose e hiperlordose pelo fato da postura inadequada e por um longo período de tempo, retificação da lordose cervical pelo uso prolongado de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets e laptops), dores musculares, cefaleia e futuramente hérnias discais e osteófitos, dentre outras complicações. Conclusão: Ao analisar as informações apresentadas nos artigos e trabalhos deste estudo, podemos constatar que a falta de informação dos responsáveis gera descaso em relação às posturas apresentadas pelas crianças nas AVD’S, o que poderia ser evitado se houvesse a conscientização sobre a importância da detecção precoce dos vícios posturais, principalmente no período de crescimento no qual ocorre enorme potencial adaptativo das estruturas associadas à postura, pois durante esse período, tratamentos e intervenções possuem maiores resultados para a correção e realinhamento postural. Seria importante uma política preventiva e educacional, viabilizando informações sobre hábitos e posturas corretas.
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