TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: PLATAFORMAS MOODLE E EDMODO

ANA CLAUDIA CALDEIRA COUTO, ANA LÚCIA STEFANI LEÃO, ANA PAULA ACEVEDO RODRIGUES, STÉFANY DANERYS MACHADO

Resumo


Na comunidade escolar atual, o uso das tecnologias em sala aula, fazem parte do dia a dia. Tekne significa “arte, técnica ou ofício”. Já a palavra logos significa “conjunto de saberes”. Considera-se importante a discussões sobre o uso dessas tecnologias, sendo a plataforma Moodle uma das mais operadas nas disciplinas em Educação A Distância (EAD) e a plataforma Edmodo como suporte nas disciplinas presenciais. Segundo Lazilha (2011), a plataforma Modular e Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é uma ferramenta utilizada em Universidades públicas e privadas no Brasil e no mundo, pois possui recursos ativos não tarifados. Edmodo é uma plataforma de rede social educativa de acesso livre que não necessita de instalação e, as comunicações são arquivadas delineando uma linha do tempo, possui um uso restrito aos seus participantes, isto é, o professor é quem gerencia as inscrições dos alunos, que só começam a participar mediante convite (código do grupo) liberado pelo professor. Esta plataforma sendo totalmente desenhada para a educação,está baseada na tecnologia da Web, que possibilita o uso de diferentes formatos. Com a aprovação da regulamentação do Ministério da Educação (MEC) pelo Decreto nº 5.622/05,a Educação Superior, em instituições públicas e privadas, poderão ofertar 20% da carga horária a distância ressaltando que as provas devem ser aplicadas presencialmente. Com o objetivo de avaliar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo e contribuição destas tecnologias na aprendizagem dos acadêmicos, foi aplicado um instrumento na forma de questionário para ser respondido por alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha, URCAMP Bagé, que já estão trabalhando nesta metodologia. As respostas aos questionamentos teve como finalidade descrever o quanto o aluno está preparado para usar essas duas ferramentas de ensino, suas vantagens e desvantagens e, se estão satisfeitos com essa metodologia que oportuniza um processo diferente no ensino-aprendizagem. Pode-se observar que a grande maioria dos alunos através das respostas, dizem não ter conhecimento da plataforma Moodle antes do ingresso na Universidade, sentindo, inicialmente, dificuldades e até mesmo uma resistência para acessá-la, mas acreditam que com o decorrer do tempo essas dificuldades serão vencidas, percebendo-se então, interesse dos alunos em aulas presenciais.Quanto a Plataforma Edmodo, mesmo tendo dificuldades no acesso inicial, obteve-se um reconhecimento satisfatório no quesito contribuição na aprendizagem, segundo os acadêmicos “por meio dela é possível, por exemplo, fazer exercícios no do conteúdo dado e explicado em aulas presenciais”.


Palavras-chave


acadêmicos; aprendizagem; ferramenta.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.