PIBID: Como aprender fazendo

ELIZABETH GUEDEZ GOMEZ, Idene Mariano Godois

Resumo


O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - oferece a oportunidade ao aluno de licenciatura  de  conhecer a sala de aula, proporcionando a esse o seu primeiro contato com o ambiente escolar. O Objetivo desse trabalho é relatar algumas atividades realizadas, junto a uma escola municipal de Sant’Ana do Livramento, através do PIBID, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A cada escola participante do Programa cabe desenvolver subprojetos elaborados pelos bolsistas de Iniciação à Docência, juntamente com a Coordenação de área da Instituição de ensino superior e supervisão dos subprojetos, junto às escolas parceiras. Depois de se visitar as dependências da escola parceira e tomar ciência da sua realidade, os bolsistas passam a interagir com os alunos e professores em sala de aula. Esse processo tem duração de tempo indeterminado, porém não ultrapassa duas ou três semanas, para que tanto bolsistas ID como alunos do ensino fundamental estejam familiarizados entre si. O trabalho, a partir dessa etapa do subprojeto, passa a ser bastante dinâmico, onde os bolsistas ID, a partir da orientação da supervisora da escola, desenvolvem nas turmas, atividades paralelas ao que está sendo desenvolvido em termos de conteúdo programático, bem como atividades extra-classe que venham a estimular os alunos a buscar sua própria formação do conhecimento.  São jogos, dinâmicas de grupo, painéis, colagens, teatro, leituras, recitação de poemas, atividades no pátio entre outras tantas. Percebe-se que o PIBID é um programa extremamente valioso que, além de proporcionar aprendizagem diversificada aos alunos da educação básica, ainda oferece aos acadêmicos das licenciaturas excelente oportunidade  de atuação docente, antes mesmo da conclusão do curso. 


Palavras-chave


Pibid; aprendizagem; dinamismo

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