PIBID: identificando transtornos de linguagem no meio escolar

ANA CARINA ANTUNES ACOSTA, IDENE MARIANO GODOIS

Resumo


A linguagem é uma importante ferramenta para o aprendizado global, pois é através dela que se adquire o conhecimento. No entanto, um relevante número de alunos chega aos anos mais avançados com leitura e escrita insuficiente, porém em alguns indivíduos essas adversidades vão além de um problema educacional, e suas causas podem ser decorrentes da dislexia, que diz respeito a um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de ler, escrever e soletrar presente em indivíduos de intelecto preservado e de escolarização adequada. A dislexia é decorrente de alterações em áreas específicas do cérebro responsáveis pela linguagem. Seu entendimento é complexo, por conseguinte muitas vezes mal interpretado por professores que por falta de conhecimentos podem considerar o aluno disléxico como distraído, desinteressado ou mal alfabetizado. No decorrer do trabalho de uma bolsista do Pibid em uma escola da cidade de Santana do Livramento R/S observou-se um aluno dos anos finais com extremas dificuldades de linguagem. Considerando esse fato relevante a referida aluna investigou sobre o assunto e identificou traços de dislexia. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia como um distúrbio neurológico específico da área da linguagem, desmistificar que é resultado de má alfabetização ou de comprometimento cognitivo e elucidar aspectos que venham a atender algumas necessidades de professores de indivíduos disléxicos. Com a finalidade de realizar este trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, acesso a sites, além da realização de uma pesquisa de campo em uma escola de nível fundamental e médio e outra de nível médio e subsequente da Cidade de Santana do Livramento-RS, nas quais foi aplicado um questionário com 12 perguntas objetivas, referentes ao tema abordado, a professores de Língua Portuguesa. Na escola de nível fundamental e médio observou-se que todos os professores conhecem o termo ‘dislexia’, porém a maioria define a mesma como preguiça e 50% dos docentes consideram que a dislexia é um fator psicológico. Na escola de nível médio e subseqüente, 100% dos professores não conhecem o termo dislexia e o consideram como fator psicológico decorrente da formação educacional. Dessa forma conclui-se que a dislexia é um transtorno de linguagem de origem neurológica que causa dificuldades na aquisição da leitura e escrita. Por outro lado, constata-se também a falta de conhecimento dos professores sobre o tema, fato que justifica a importância de informações detalhadas sobre o assunto em estudo.


Palavras-chave


Pibid; dislexia;professor

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