Avaliação postural de adolescentes de uma escola estadual no município de Bagé-RS através da fotogrametria.

BRUNO DOS SANTOS MODERNEL, Eliane Tavares, Helena Leon, Junior Padilha, Lucas Vieira

Resumo


Atualmente, tem se observado uma alta prevalência de alterações posturais em adolescentes. Algumas dessas alterações são próprias do desenvolvimento fisiológico; entretanto, boa parte delas está relacionada com o comportamento postural inadequado durante a fase escolar. Nesse período os adolescentes passam sentados por um longo tempo, utilizam as cadeiras de forma inadequada e transportam o material escolar, que, na maioria das vezes, está em excesso de carga, além desses fatores negativos, soma-se a obesidade e o sedentarismo. Em adolescentes, variações posturais são comumente encontradas no período do crescimento e desenvolvimento, sendo decorrentes dos vários ajustes, adaptações e mudanças corporais e psicossociais que marcam essa fase. A postura pode ser afetada por vários fatores intrínsecos e extrínsecos, como hereditariedade, ambiente e condições físicas nas quais o indivíduo vive, bem como por fatores emocionais, socioeconômicos e por alterações consequentes do crescimento e desenvolvimento humano. Dentro das principais alterações posturais encontradas em adolescentes podemos citar como exemplo: escoliose não estruturada, escoliose estruturada, hipercifose, joelho valgo e inclinação da pelve. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a postura de alunos de uma escola estadual no município de Bagé-RS, com idades entre 13 e 14 anos e orientá-los quanto à postura ideal que devem assumir para sua autocorreção postural, evitando vícios posturais e patologias decorrentes de uma má postura. O presente estudo se caracteriza por uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa, que utilizou um Software para Avaliação Postural denominado SAPO para a verificação postural ortostática dos alunos, através de fotogrametria. Para o uso do software, precisa-se de uma câmera digital, tripé de suporte para a câmera, bolinhas de isopor, fita dupla-face, fio de prumo, TNT preto, tapete de borracha. Também foram utilizados dados de análise do software SAPO®. As analises e discussões dos resultados encontram-se em fase de conclusão, porém já se observou algumas alterações bem significativas quanto aos vícios posturais adquiridos na fase escolar, bem como hipercifose torácica e ombros protusos pela má postura ao sentar, e também algumas retificações de coluna cervical pelo manuseio incorreto de aparelhos celulares em demasia. A avaliação postural feita nas escolas, quando realizada por profissionais interessados em melhorar a saúde escolar, pode contribuir muito para a sociedade, evitando enfermidades futuras na coluna vertebral, melhorando o rendimento do aluno e promovendo o seu bem-estar físico e emocional.


Palavras-chave


alterações posturais; adolescentes e avaliação.

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