PIBID: EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA

DAVI MEDEIROS DOS SANTOS, Suziélen Colares Jardim Kaupe, MARIANA ABREU DE DEUS, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


Introdução: O trabalho submerge das experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Região da Campanha/URCAMP – Bagé, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Machado Molina, localizada no bairro Morgado Rosa, que tem em sua essência estudos que envolvam a alfabetização e letramento. O objetivo é compreender o desenvolvimento das praticas pedagógicas lúdicas e sua importância no processo de alfabetização e letramento de alunos do primeiro ciclo, desta forma contribuindo com qualidade da formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em pedagogia, estimulando a integração entre educação superior e educação básica, assim contribuindo para uma articulação entre teoria e prática. Metodologia é de caráter qualitativo e descrito, proposta através de um estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa alunos vinte e cinco da turma de 2° ano (turma 21), com faixa etária de 7 a 8 anos. Através de teste diagnóstico baseado nos níveis de aprendizagem de Emília Ferreiro, que consiste em pré-silábico, silábico e alfabético, os alunos são agrupados conforme as semelhanças de suas dificuldades de alfabetização e participam de diferentes atividades lúdicas mediadas por jogos pedagógicos, construída e desenvolvida pelos bolsistas e coordenação do subprojeto. Resultados: As analises iniciais da pesquisa apresentaram 52,2% alunos do gênero feminino e 47,8% do masculino, ambos pertencentes à faixa etária de 7 a 8 anos. Em relação às condições de alfabetização pode-se identificar que havia nos níveis pré-silábicos 16,7%, silábicos 25,0%, silábicos alfabéticos 20,8% e alfabéticos 37,5%. Para melhor atendimento aos alunos foi estruturado pelos bolsistas um planejamento para as diversas dificuldades de cada aluno, conforme os resultados apresentado na testagem inicial. As atividades eram desenvolvidas em dois encontros semanais, registradas pelos bolsistas através de seus diários de bordo individuais, onde são realizadas anotações sobre as práticas pedagógicas propostas e a evolução dos educandos atendidos. Todos os trabalhos realizados envolvem uma intervenção de forma lúdica, são apresentados para aos discentes jogos pedagógicos que são confeccionados com objetivos de formar sílabas, palavras, frases e até mesmo com o fomento a leitura. Além dos jogos divertidos que são utilizados, também há um momento de atividades recreativas onde há uma interação com todos. Conclusão: Considerando que o projeto ainda está em andamento podemos destacar como considerações parciais que o método lúdico a desenvolvido vem apresentando resultados favoráveis, pois, os alunos mostram-se empenhados nos jogos pedagógicos e apresentam visivelmente um bom desenvolvimento. Destacamos que o método trabalhado, além de ser divertido e interessante para a criança aprender e ampliar seu processo de alfabetização e letramento, também para os bolsistas envolvidos estimula a criatividade e a produção de novas práticas pedagógicas, assim ampliando suas habilidade e competência para futura docência.

Palavras-chave


PIBID; alfabetização; bolsista.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.