SISTEMA PERSONALIZADO PARA O GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES DE FESTAS E BARES

Fábio Josende Paz, Felipe Frantz Zanini, Liane Mahllman Kipper

Resumo


O Software Gerencial surgiu da necessidade da Prado Pub, casa noturna existente no município de Dom Pedrito - RS, de obter qualidade e precisão no gerenciamento de suas atividades, além de otimizar a realização de seus serviços, focando em simplicidade e organização. O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema que gerencie e controle, com eficiência, o acesso e consumo na casa noturna. As metodologias empregadas foram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, definindo um caráter qualitativo. Visando identificar as necessidades do cliente, reuniões com os administradores do empreendimento foram essenciais, possibilitando o levantantamento de requisitos e a criação de etapas para um desenvolvimento planejado. Conclui-se que para desenvolver qualquer tipo de sistema é necessário identificar os requisitos, entender o negócio, os problemas e as funcionalidades que o sistema deverá ter para superar as dificuldades existentes. 


Texto completo:

PDF

Referências


AMBRÓSIO, CRISTINA WEBER; LEITE, MARIA SILENE ALEXANDRE. Contratação por Desempenho em Serviços de Manutenção: O Caso da CST Arcelor Brasil. Revista Científica Eletrônica Produção Online, Florianópolis, Vol. 8, Num. 3, 2008.

ARANHA, Francisco. Sistemas de Informação Geográfica: Uma arma estratégica para o database marketing. RAE – Revista de Administração de empresas. São Paulo, v.36, n.2, p- 12-16, abr/mai/jun. 1996.

ARAÚJO, M. A. P.; Modelagem de Dados – Teoria e Prática. Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA, Valença, v.1, n.1, p.33-69, 2008. Disponível em: Acesso em: 31 out. 2013

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

DATE, C. J. , Introdução a sistemas de bancos de dados / C. J. Date; Tradução [da 7. Ed. Americana] Vanderberg Dantas de Souza, Plubicare Consultoria e Serviços. – Rio de Janeiro: campus, 2000.

GONÇALVES, J. P. Desempenho Organizacional. Seminário Econômico. São Paulo, n. 815, ago/2002.

HEUSER, C.A. Projeto de banco de dados. 5.ed. Porto Alegre : Sagra-Luzzatto, 2004.

KORTH, H. F.; SILBERCHATZ, A.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

LACERDA, Daniel Pacheco; DEUS, Andre D.; RODRIGUES, Luis Henrique. Proposta de Indicadores Sistêmicos para Avaliação de Fornecedores de Uma Empresa do Ramo Automotivo. ENEGEP, Belo Horizonte, 04 a 07 de outubro de 2011.

LACERDA, Daniel P. Paradigmas Construtivos dos Sistemas de Indicadores. In ANDRADE. AURÉLIO L.; (orgs.). Pensamento Sistêmico: caderno de campo: O desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre, Bookman, 2006.

O´BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2002.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informação gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 8. ed., São Paulo: Atlas,1992.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo, 2002.

PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. Tradução de José Carlos Barbosa dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1995. 1056 p.

RAFAELI, Leonardo; MÜLLER, Cláudio José. Estruturação de um índice consolidado de desempenho utilizando o AHP. Gestão & Produção, São Carlos, Vol. 14, Num. 2, p. 363-377, mai/ago. 2007.

SANTOS, A. R. Metodologia Científica - a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. 144p.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. Tradução de André Maurício de Andrade. São Paulo: Addison Wesley, 2003. 591 p.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

SWARTZFAGER, GENE. Visual Basic 5 – Programação orientada a objetos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 1997.

WELLING, Luke; THOMSON, Laura. PHP e MySQL: Desenvolvimento Web. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

[DB-Engines, 2013] solid IT. DB-Engines. Disponível em: Acesso em: 22 out. 2013

[DrawSuite, 2009] Sobre o DrawSuite. Disponível em: Acesso em: 23 out. 2013

[MySQL, 2013] Oracle Corporation. About MySQL. Disponível em: Acesso em: 27 out. 2013

[Visual Basic, 2013] Sobre o Visual Studio. Disponível em: Acesso em: 28 out. 2013


Apontamentos

  • Não há apontamentos.