PRODUÇÃO DE ALGODÃO AGROECOLÓGICO NO ASSENTAMENTO MARGARIDA MARIA ALVES I

Robevania da Silva Alves Almeida, Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho

Resumo


No Assentamento Margarida Maria Alves a produção de algodão se fundamentava na utilização de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças nos cultivos. A partir de 2006 após uma visita de intercâmbio, no qual um agricultor assentado, através da observação de um pé de algodão mocó (G. hirsutum L., r marie galante Hutch), ao longo se um ano, constatou que a praga do bicudo tinha sua infestação menor épocas mais quentes. Com isso, a dinâmica de plantar o algodão no final das chuvas, perpetuou por várias regiões. Que posteriormente foi divulgada para toda região, se estabelecendo como um processo de transição agroecológica para o cultivo do algodoeiro. Nesse trabalho objetivamos o estudo do processo de transição agroecológica no cultivo de algodão no Assentamento Margarida Maria Alves I. Para isso utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva. As análises foram feitas de forma qualiquantitativa, submetido a uma estatística descritiva que será representada em forma de gráficos, fotografias e descrição das pesquisas feitas pelos agricultores. Os resultados mostram início da transição agroecológica no ano de 2006, outras culturas estão dentro do processo agroecológico e que os agricultores utilizam entre 1,0 a 5,0 hectares de suas propriedades para o cultivo de lavouras.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. N. A produção do algodão agroecológico no projeto de assentamento Queimadas, Remígio/PB. 2011. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Departamento de História - DH, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Cap. 3.

ARAÚJO, J. M., TERCEIRO NETO, C. P.C., SANTOS, J. A. T., FIGUEREDO, L. P. F., CARMONA, M. O cultivo do algodão herbáceo na agricultura familiar como instrumento de cidadania. In: Ciência como instrumento de inclusão social. 1ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2009, v1, p21-386.

ARTIGO, M. Os impactos do agroquímicos sobre o meio ambiente. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2017.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: IICA, 2004. 177 p.

COSTA FILHO, J. Efeitos da instabilidade pluviométrica sobre a previsão da produção de lavouras de sequeiro em áreas sujeitas à desertificação (ASD) no semiárido do Estado do Ceará: casos de Irauçuba e Tauá. 2019. 100p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

FERRARI, A. Agrotóxico: a praga a dominação. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 110-112.

LANDAU, E. C.; CRUZ, R. K.; HIRSCH, A.; PIMENTA, F. M.; GUIMARÃES, D. P. Variação Geográfica do Tamanho dos Módulos Fiscais no Brasil. 2012. Disponível em: https://aiba.org.br/wp-content/uploads/2013/11/variacao-Geografica-do-Tamanho-dos-Modulos-Fiscais-no-Brasil-Embrapa.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.

LEMOS, J. J. S.; SANTIAGO, D. F. Instabilidade da agricultura familiar no Semiárido. Revista de Política Agrícola, v. 29, n. 1, p. 94-105, 2020.

MACHADO FILHO, L. C. P. et al. Transição para uma agropecuária agroecológica. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2016.

MACHADO, L. C. P.; MACHADO FILHO, L. C. P. A Dialética da Agroecologia: Contribuição para um mundo com alimentos sem veneno. São Paulo: Expressão Popular, 2014. 356 p.

MOREIRA, R. M. Da hegemonia do agronegocio à heterogeneidade restauradoura da agroecología: estrategias de fortalecimento da transição agroecológica na agricultura familiar camponesa do Programa de Extensão Rural Agroecológica de Botucatu e Região – Progera, São Paulo, Brasil. Tese de Doutorado (Programa de Doctorado en Agroecología, Sociologia y Desarrollo Rural Sostenible) - ISEC-ETSIAN, Universidad de Córdoba, España, 2011.

SILVA, M. A. A certificação Orgânica Participativa em Assentamentos do Agreste Paraibano: Um estudo sobre o Processo. 2015. 58 f. Trabalho deConclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2015.

SILVA, J. N. et al. Transição Agroecológica em Assentamentos Rurais: o processo inicial no assentamento Chico Mendes III/PE-Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n.2, 2009.

STAMATO, B. Pedagogía del hambre versus pedagogía del alimento: contribuciones hacia un nuevo proyecto pedagógico para las Ciencias Agrarias en Brasil a partir del programa de formación de técnicos de ATER em Botucatu/SP y de los cursos de grado en Agroecologia. Tese de Doutorado (Programa Innovación Curricular y Practica Socioeducativa) – Facultad de Educación, Universidad de Córdoba, España, 2012.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 6. Ed. São Paulo. Atlas, 2004.




DOI: https://doi.org/10.29327/246831.25.1-4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.