BRUSONE NO TRIGO: SINTOMAS E EFICIÊNCIA DO CONTROLE QUÍMICO COM FUNGICIDAS DE CONTATO E SISTEMICOS

Carlos Henrique dos Santos Fernandes, Débora Perdigão Tejo

Resumo


O trigo tem elevada importância na produção mundial de cereais e também se destaca na alimentação humana. O objetivo desse trabalho foi abordar os sintomas ocasionados pele fungo causador da Brusone na cultura do trigo e a eficiência na associação de fungicidas sistêmicos e de contato no controle químico de tal patologia. A Brusone do Trigo é uma patologia e seu agente causal é o fungo Pyricularia spp., que no decorrer de seu ciclo biológico se apresenta de duas maneiras sendo elas anamórfica e teleomórfica, no entanto apenas a fase anamórfica ocasiona danos na produção agrícola nas condições de campo; o sintoma característico de tal patologia é a descoloração nítida e prematura na porção localizada acima do ponto onde ocorreu a infecção do fungo na espiga. O método de controle considerado mais eficiente viável é o controle químico, tais produtos podem ser fungicidas de contato, onde de modo geral possuem ação protetora; ou sistêmicos que são aplicados sobre os tecidos vegetais por meio de pulverizações com intenção de evitar a infecção do fungo na planta, cujo seu princípio ativo é devidamente absorvido pelas estruturas constituintes como por exemplo a epiderme vegetal, e posteriormente são translocados para estruturas da planta distantes.

Texto completo:

PDF

Referências


FOURAR-BELAIFA, R.; FLEURAT-LESSARD, F.; BOUZNAD, Z. A systemic approach to qualitative changes in the stored-wheat ecosystem: prediction of deterioration risks in unsafe storage conditions in relation to relative humidity level, infestation by Sitophilus oryzae (L.), and wheat variety. Journal of Stored Products Research, v.47, p.48-61, 2011.

GOULART, Augusto César Pereira. Doenças do trigo e reflexos na produtividade. Correio Agrícola, São Paulo, n. 1, p. 8-13, 2004.

GOULART, Augusto César Pereira.; PAIVA, Fredson. Avaliação de fungicidas no controle da brusone (Pyriculariaoryzae) do trigo (T. aestivum). Fitopatologia Brasileira. v. 18, n. 2. p. 167-173, 1993.

GOULART, Augusto César Pereira.; PAIVA, Fredson.; MELO FILHO, G.A. de; RICHETTI, A. Efeito da época e do número de aplicações dos fungicidas tebuconazole e mancozebe no controle da brusone (P. grisea) do trigo – Viabilidade técnica e econômica. Fitopatologia Brasileira. v. 21, n. 3, p. 381-387, 1996.

IGARASHI, Shuichi. Uma análise da ocorrência de “brusone” do trigo no Paraná. Trabalho apresentado no Seminário sobre Melhoramento para a Resistência a Enfermidades, Passo Fundo, RS. p. 19, 1988.

LASCA. Campos. Controle de Pyriculariagrisea e Bipolarissorokiniana em sementes de trigo mediante tratamento com fungicidas. Arq. Inst. Biol.; São Paulo. v. 68, n .1, p. 55-63, 2001.

LAU, Douglas, et al. Doenças de trigo no Brasil. Embrapa Trigo-Capítulo em livro científico (ALICE), 2011.

LIMA, Maria. Giberela ou brusone, Identificação correta para dessas, 2004.

MAC KEY, James. Taxonomy of ryewheat. 2. Proceedings of theInternational Triticale Symposium, Passo Fundo (Brasil), 1-5 Oct 1990.CIMMYT, 1991.

MAZETO, Caio Cesár Rosa; CUSTÓDIO, Adriano Augusto de Paiva. Associação de fungicidas sistêmicos e de contato no controle da brusone em espigas de trigo. In: Anais do SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE

INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IAPAR, XXV, 2017, Instituto Agronômico do Paraná, Londrina, v. 25, p. 60-60, 2017.

PICININI, Edson Clodoveu. Fungicidas inibidores da síntese de esteróis, I. Triazoles. Revisão Anual de Patologia de Plantas, v.2, p.335-355, 1994.

PIMENTEL, Adérico Júnior Badaró; RIBEIRO, Guilherme; SOUZA, MoacilAlves . Eficiência de fungicidas no controle da brusone em trigo. Summa Phytopathologica, v. 40, n. 4, p 347-352, 2014.

TEDESCO, Mariano José et al. Manual de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 400, 2004.

TOLEDO, José Alberto; ESCOBAR, Ramón. Piricularia o bruzonedel trigo. Santa Cruz, Bolívia. CIAT, 2002. 20p.

ZAMBOLlM, Larissa.; VALE, Francis. Ribeiro. do; CHAVES, Gabino. Controle químico de doenças de plantas. Brasília: ABEAS, 1995, 307p.




DOI: https://doi.org/10.29327/246831.25.1-6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.