PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES FRENTE À CERTIFICAÇÃO DE CARNE BOVINA DA "ALIANZA DEL PASTIZAL" NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar se os consumidores de carne certificada pela Alianza del Pastizal no RS tem conhecimento e entendem qual a importância de adquirirem um produto cuja forma de produção tem como finalidade a conservação dos recursos naturais do Bioma Pampa, além da produção sustentável de gado de corte neste ambiente pastoril. A pesquisa foi realizada através de questionário, onde foram entrevistados 61 consumidores em um supermercado na cidade de Porto Alegre e 117 consumidores que responderam a um questionário pela internet, em uma plataforma online. Buscou-se traçar o perfil dos consumidores sobre os fatores que julgam importante na escolha da carne, conhecimento do produto certificado e que requisitos são decisivos no momento da compra. O estudo demonstrou que os consumidores possuem poucas informações referente ao produto oferecido, tem interesse em uma produção cárnea que conserve os ecossistemas pastoris naturais, e estão dispostos a pagar até 10% no produto diferenciado. Ainda são necessárias ações de marketing buscando informar melhor ao consumidor sobre a existência dessas carnes e de suas vantagens qualitativas, assim como sobre o Bioma que essa marca visa proteger através de seu protocolo de produção.
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PDFReferências
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