AVALIAÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NA UFPB

Uanderson Evangelista Alves, André Raimundo da Silva, Aldeir Ronaldo Silva, João Paulo de Oliveira Santos, Daniel Duarte Pereira

Resumo


Na atual conjuntura de elevada pressão sobre os recursos naturais, há uma exigência de profissionais aptos aos desafios de uma produção mais limpa, principalmente no que tange ao setor agropecuário, visto esse seguimento está diretamente relacionado ao uso intensivo da terra e modificar os ambientes em que se insere. Neste sentido, este artigo objetivou avaliar a percepção de agentes participativos no sistema de ensino do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, quanto a quesitos da sua formação e aptidão para o mercado de trabalho. A pesquisa se deu por meio da aplicação de questionário aos discentes e docentes do referido curso, sendo os dados obtidos submetidos a análises descritivas. A maioria dos discentes afirmou não estarem preparados para os principais desafios do mercado de trabalho, queixando-se da falta de atividades práticas como um dos grandes gargalos do curso. Além disso, notou-se uma priorização das atividades de pesquisa por parte do corpo docente em detrimento das atividades de extensão. Dessa forma tem-se um cenário que não maximiza a expressão do perfil profissional dos discentes do curso de Agronomia, contribuindo para a geração de lacunas na formação desses indivíduos.


Texto completo:

PDF

Referências


BORSATTO, R. S.; OTTMANN, M. M. A.; FONTE, N. N.; MACEDO, R. B.; PALMA, S. L. O problema da fragmentação do saber na formação do engenheiro agrônomos e florestais. Revista Contexto & Educação, v.20, p. 73-74, 2013.

CALLOU, A. B. F.; PIRES, M. L. S.; LEITÃO, M. R. F. A.; SANTOS, M. S. T. O estado da arte do ensino e extensão rural no Brasil. Revista de Extensão Rural, v.15, n.16, p. 84-113, 2008.

CAVALLET, V. J. A formação do engenheiro agrônomo em questão: A expectativa de um profissional que atenda as demandas sócias do século XXI. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, 1999.

DAVOK, D. F. Modelo meta-avaliação da qualidade do curso de graduação. 201 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

DUARTE, D. F; NASCIMENTO I. N.; SILVA JÚNIOR J. M.; BATISTA J. L. Perspectiva dos alunos pré-concluintes dos cursos de agronomia e ciências biológicas para o futuro profissional. In: XVIII ENCONTRO DE INCIAÇÃO A DOCÊNCIA – ENID, 2016, Bananeiras. Anais... Bananeiras: [s.n], 2016.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 1983. 93 p.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário 2006: Agricultura familiar primeiros resultados. 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2018.

JACOB, L. B. Agroecologia na universidade: entre vozes e silenciamentos. 1 ed. Curitiba, Appris, 2016. 209 p.

MEGHNAGI, S. A competência profissional como tema de pesquisa. Educação e Sociedade, v. 19, n. 64, p. 1-28, 1998.

NASCIMENTO, I. N.; NASCIMENTO, I. N.; PORCINO. G. O.; SOARES, F. J. S.; BATISTA, J. L. Evasão universitária: cursos do centro de ciências agrárias/ufpb: taxa de evasão nos cursos do centro de ciências agrárias/UFPB. In: XVII ENCONTRO DE INCIAÇÃO A DOCÊNCIA – ENID, 2015, Areia. Anais... Areia: [s.n], 2015.

SCALI, D. F. Evasão nos Cursos Superiores de Tecnologia: A Percepção dos Estudantes sobre seus Determinantes. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo. 2009.

SOUSA, J. A. Q.; SILVA, E. K.; ALMEIDA, R. H. C.; OLIVEIRA, C. M. A formação do agrônomo na amazonia: perfil e desafios para a sustentabilidade. Agroecossistemas, v.3, n.1, p. 2-6, 2011.

SOUZA, A. C. BRANDALISE, M. A. T. Avaliação da política de cotas da UEPG: desvelando o direito à igualdade e à diferença. Avaliação, v.21, n. 2, p. 415-438. 2016.

TOBAR, A. M. M.; TOBAR, J. M. Ensino agrícola superior: os questionamentos da FAO. Revista estudos Sociedade e Agricultura, v.2, p. 99-105, 1994.

UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Agronomia. UFU, Uberlândia, 2007. 348 p.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v20i2.278

Apontamentos

  • Não há apontamentos.