PERFIL SOCIOECONÔMICO DE PRODUTORES DE MORANGO NO MUNICÍPIO DE CANOINHAS – SANTA CATARINA

Douglas André Wurz, Roberta Camila Dubiela, Hendrie Ferreira Nunes

Resumo


Em Canoinhas-SC, a produção agrícola é baseada nos anseios da agricultura familiar, com prevalecimento da produção de tabaco (Nicotiana sp.), a qual coloca o município entre os oito maiores produtores da espécie no Brasil. Porém, a área cultivada com esta espécie no município vem sendo reduzida sistematicamente, em virtude do notável crescimento de diversificação de cultivos nas propriedades familiares, em especial com morango.A alta rentabilidade por área obtida com o cultivo de morango (Fragraria sp.), quando comparada a outras culturas, como o milho e a soja, é uma das principais características que tem despertado o interesse dos agricultores familiares pela exploração do mesmo. Nos últimos anos, é perceptível o aumento no número de agricultores familiares, no município de Canoinhas, e no ano de 2016, constatou-se um aumento de 31% em relação ao ano anterior na comercialização de mudas de morango através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município. Portanto, tem-se como objetivo desse trabalho realizar um levantamento entre os produtores de morango, a fim de determinar o perfil socioeconômico destes, no município de Canoinhas/SC. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu no município de Canoinhas –SC, no período compreendido entre setembro de 2016 e janeiro de 2017, e para esta pesquisa foram selecionados dezenove agricultores que cultivavam morango, em sete diferentes comunidades do município de Canoinhas-SC. Após a escolha dos agricultores, procedeu-se para a coleta de dados, por meio de entrevistas. Para tanto, buscou-se levantar informações de cunho social e econômico dos agricultores e de suas propriedades. Com base no trabalho foi possível obter dados sociais e econômicos dos produtores e da produção de morango. Com a realização do presente trabalho foi possível identificar três perfis diferentes de agricultores que cultivam morango, no município de Canoinhas-SC. Percebeu-se, ainda, que grande parte dos agricultores apresentam baixa escolaridade. Além disso, a maioria dos agricultores, apesar de cultivarem o morango, não apresentam qualquer tipo de instrução ou capacitação para o cultivo desta espécie.


Texto completo:

PDF

Referências


AFUBRA. ASSOCIAÇÃO DOS FUMICULTORES DO BRASIL. Fumicultura no Brasil. Disponível em: . Acesso em 11 de nov. 2018.

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Relatório de atividades de 2009. Brasília, 2010.

BEZERRA, G.J.; SCHLINDWEIN, M.M. Agricultura familiar como geração de renda e desenvolvimento local: uma análise de Dourados, MS, Brasil. -, v. 18, n. 1, p. 3-15, 2017.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 1, n. 1, p. 68-8, 2005.

FETAESC. Diminuição no número de propriedades da agricultura em Santa Catarina reforça o compromisso do GTB 2015.Disponível

em: >http://www.fetaesc.org.br/wp/noticias/diminuicao-no-numero-de-propriedades-da-agricultura-em-santa-catarina-reforca-o-compromisso-do-gtb-2015/< Acesso em: 11 de nov. 2018.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Agropecuário 2006: Agricultura Familiar, primeiros resultados. 2006. Disponível em: . Acesso em 10 de nov. de 2018.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Informações Estatísticas. 2014. Disponível em: . Acesso em 21 out. 2018.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. São Paulo: Atlas, 1999, 339p.

MOLINA, A.M.R. A cultura do morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) no estado de Santa Catarina: sistemas de produção e riscos climáticos. Tese de mestrado. Florianópolis, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS.PMC. Disponível em: < http://www.pmc.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/25981> Acesso em 11 out. 2018.

REICHERT, L.J.; MADAIL, J.C.M. Aspectos Socioeconômicos. In: SANTOS, A.M.; MEDEIROS, A.R.M. (Eds.). Morango. Produção. Frutas do Brasil, 40. EMBRAPA CT. 2003. p. 12-15.

SAMPAIO, F. O insucesso da produção de Amora-Preta em sistema cooperativista na Localidade do Rio Da Areia do Meio, Canoinhas/SC. 2017. 55 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável) IFSC–Canoinhas, SC, 2014.

SDR. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. Canoinhas Caracterização Regional. 2003. Disponível em: . Acesso em 21 out. 2018.

SDR-CANOINHAS. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.Plano de desenvolvimento Regional. Disponível em http://www2.spg.sc.gov.br/fmanager/spg/pdrs%202013/pdr_canoinhas.pdf. Acesso em 18 de out. de 2018.

SEBRAE. Agronegócios. Cultivo de morangos como oportunidade de negócio. Disponível em: http://www.sebraemercados.com.br/cultivo-de-morangos-como-oportunidade-de-negocio/. Acesso em: 02 de nov. 2018.

SEHN, Bárbara. Cultivo do morangueiro em substrato: acompanhamento de atividades de assistência técnica rural no Vale do Taquari - EMATER Lajeado/RS. Relatório de estágio curricular. Curso de Agronomia. Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, 34p. Porto Alegre, 2016.

SFAIR, M.J.; JUNIOR, A.V.; ARTNER, E.A.; PAZDA, K.; PRUSSAK, S.F. Produção de morango de Canoinhas – SC destaca-se como alternativa de renda na Agricultura Familiar. FRUSUL - Simpósio de Fruticultura da Região Sul, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018.

THIMOTEO, A.; RESENDE, J.T.V.; GONÇALVES, W.M.; RESENDE, K.V.; NASCIMENTO, I. R.; FARIA, M.V. Expectativa de retorno e risco da produção de morangos no município de Guarapuava – Pr In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, Horticultura Brasileira – Suplemento CD – Rom, 2006. v.24, 2006.

WOMMER, D. H.; CASSOL, C. V. A participação Feminina na Gestão da Propriedade Rural: cuidado que qualifica e humaniza. In: COTRIN, Décio (Org). Desenvolvimento rural e agricultura familiar. v. 3. Porto Alegre: Emater/RS-Ascar, 2014. p. 469-493.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v21i3.2721

Apontamentos

  • Não há apontamentos.