CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE CULTIVO DE ARROZ IRRIGADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO, RS
Resumo
A rentabilidade do sistema produtivo de arroz irrigado por alagamento está diretamente associada ao sistema de cultivo utilizado e o seu respectivo manejo da fertilidade do solo. Em função do exposto, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais são os sistemas de cultivo de arroz utilizados e os respectivos manejo da fertilidade do solo no município de Santana do Livramento, RS. Foi realizada uma pesquisa semi-estruturada qualitativa e quantitativa em vinte propriedades de arroz irrigado em Santana do Livramento. Após a coleta dos dados, as informações foram convertidas em frequências relativas sendo transformadas em gráficos. Conclui-se que o sistema de cultivo mais utilizado é o cultivo mínimo; que a maioria dos produtores realizam calagem e adubação de acordo com a sua experiência própria e utilizam os adubos químicos NPK na base e ureia em cobertura com duas aplicações. Além disso, a toxidez de ferro foi considerada o principal problema de desordem nutricional, sendo que as cultivares foram escolhidas por serem mais produtivas e possuírem maior frequência de utilização.
Texto completo:
PDFReferências
AZAMBUJA, I. H. V.; VERNETTI JUNIOR, F. J.; MAGALHÃES JUNIOR, A. M. Aspectos socioeconômicos da produção do arroz. In: GOMES, A. S.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. M. (Eds.). Arroz irrigado no Sul do Brasil. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. p. 23-44
CONAB, Companhia Nacional de abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. V.4 – Safra 2016/17 – N.6 – sexto levantamento, monitoramento agrícola 2017. Março 2017.
Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Consultado em 10 de Agosto de 2017, em: http://www.fao.org/waicent/portal/statistics_en.asp.
GOMES, A. da S.; PAULETTO, E. A.; SOUSA, R. O. Sistemas de Cultivo – Plantio Direto e Cultivo Mínimo em Arroz Irrigado. In: MAGALHÃES JR. A. M; GOMES, A. da S.; SANTOS, A. B. dos. Editores técnicos. Sistema de Cultivo de Arroz Irrigado no Brasil. Pelotas, RS: Embrapa Clima Temperado, p. 121-132. 2006.
SOSBAI (2016) Recomendações técnicas da pesquisa para o Sul do Brasil. Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado, Bento Gonçalves, 2016. 200p.
COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO –CQFS RSSC. Manual de Adubação e Calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016, 400p.
PAULETTO, E. A.; SOUSA, R. O.; GOMES, A. da S.; PETRINI, J. A. Manejo de Solos de Várzea. In: GOMES, A. da S., PAULETTO, E. A. (eds.). Manejo de Solo e da Água em Áreas de Várzea. Pelotas, EMBRAPA - Clima Temperado, p. 61-87, 1999.
SOUSA, R.O. Alternativas tecnológicas que visam a minimizar o efeito da toxidez por ferro em arroz irrigado (Oryza sativa L.). Pelotas: FAEM/UFPEL, 1991. 96p. Dissertação Mestrado.
SOUSA, R.O. et al. Solos alagados. In. MEURER, E.J. (Ed). Fundamentos de química do solo. Porto Alegre, Gênesis, p.127-149, 2000.
VAHL, L. C. Fertilidade de solos de várzea. In: GOMES, A. S.; PAULETTO, E. A. (eds.) Manejo do solo e da água em áreas de várzea. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, p. 119-162, 1999.
VAHL, L. C.; SOUSA, R. O. Aspectos físico-químicos de solos alagados. In: GOMES, A. da S.; MAGALHÃES JUNIOR, A. M. de (Org). Arroz irrigado no sul do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, p. 97-118, 2004.
VAHL, L.C. Fertilidade de solos de várzea. In: GOMES, A.S., PAULETTO, E.A., (Eds). Manejo do solo e da água em áreas de várzea. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, p. 119-162. 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.