CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE CULTIVO DE ARROZ IRRIGADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO, RS

FRANCIELLY BARONI MENDES, GUSTAVO KRUGER GONÇALVES, Nathália Joughard Pozzebon, LAFAYETTE XAVIER DE MORAES NETO

Resumo


A rentabilidade do sistema produtivo de arroz irrigado por alagamento está diretamente associada ao sistema de cultivo utilizado e o seu respectivo manejo da fertilidade do solo. Em função do exposto, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar quais são os sistemas de cultivo de arroz utilizados e os respectivos manejo da fertilidade do solo no município de Santana do Livramento, RS. Foi realizada uma pesquisa semi-estruturada qualitativa e quantitativa em vinte propriedades de arroz irrigado em Santana do Livramento. Após a coleta dos dados, as informações foram convertidas em frequências relativas sendo transformadas em gráficos. Conclui-se que o sistema de cultivo mais utilizado é o cultivo mínimo; que a maioria dos produtores realizam calagem e adubação de acordo com a sua experiência própria e utilizam os adubos químicos NPK na base e ureia em cobertura com duas aplicações. Além disso, a toxidez de ferro foi considerada o principal problema de desordem nutricional, sendo que as cultivares foram escolhidas por serem mais produtivas e possuírem maior frequência de utilização.


Texto completo:

PDF

Referências


AZAMBUJA, I. H. V.; VERNETTI JUNIOR, F. J.; MAGALHÃES JUNIOR, A. M. Aspectos socioeconômicos da produção do arroz. In: GOMES, A. S.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. M. (Eds.). Arroz irrigado no Sul do Brasil. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. p. 23-44

CONAB, Companhia Nacional de abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. V.4 – Safra 2016/17 – N.6 – sexto levantamento, monitoramento agrícola 2017. Março 2017.

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Consultado em 10 de Agosto de 2017, em: http://www.fao.org/waicent/portal/statistics_en.asp.

GOMES, A. da S.; PAULETTO, E. A.; SOUSA, R. O. Sistemas de Cultivo – Plantio Direto e Cultivo Mínimo em Arroz Irrigado. In: MAGALHÃES JR. A. M; GOMES, A. da S.; SANTOS, A. B. dos. Editores técnicos. Sistema de Cultivo de Arroz Irrigado no Brasil. Pelotas, RS: Embrapa Clima Temperado, p. 121-132. 2006.

SOSBAI (2016) Recomendações técnicas da pesquisa para o Sul do Brasil. Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado, Bento Gonçalves, 2016. 200p.

COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO –CQFS RSSC. Manual de Adubação e Calagem para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016, 400p.

PAULETTO, E. A.; SOUSA, R. O.; GOMES, A. da S.; PETRINI, J. A. Manejo de Solos de Várzea. In: GOMES, A. da S., PAULETTO, E. A. (eds.). Manejo de Solo e da Água em Áreas de Várzea. Pelotas, EMBRAPA - Clima Temperado, p. 61-87, 1999.

SOUSA, R.O. Alternativas tecnológicas que visam a minimizar o efeito da toxidez por ferro em arroz irrigado (Oryza sativa L.). Pelotas: FAEM/UFPEL, 1991. 96p. Dissertação Mestrado.

SOUSA, R.O. et al. Solos alagados. In. MEURER, E.J. (Ed). Fundamentos de química do solo. Porto Alegre, Gênesis, p.127-149, 2000.

VAHL, L. C. Fertilidade de solos de várzea. In: GOMES, A. S.; PAULETTO, E. A. (eds.) Manejo do solo e da água em áreas de várzea. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, p. 119-162, 1999.

VAHL, L. C.; SOUSA, R. O. Aspectos físico-químicos de solos alagados. In: GOMES, A. da S.; MAGALHÃES JUNIOR, A. M. de (Org). Arroz irrigado no sul do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, p. 97-118, 2004.

VAHL, L.C. Fertilidade de solos de várzea. In: GOMES, A.S., PAULETTO, E.A., (Eds). Manejo do solo e da água em áreas de várzea. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, p. 119-162. 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.