JARDIM VERTICAL E HORTA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA EM ITUIUTABA-MG

Estevam Matheus Costa, Humberto Ferreira Silva Mineu, Arali Aparecida Costa Araujo, Matheus Vinicius Abadia Ventura, Luciana Cristina de Oliveira Alves, Felippe Bryan Costa, Gabriel Ribeiro Mendes

Resumo


Este projeto teve como objetivo auxiliar na formação consciente de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ituiutaba, MG, por meio da implantação de jardim vertical e horta como ferramenta de educação ambiental. As oficinas foram realizadas em uma escola e o projeto foi dividido em quatro oficinas sendo a primeira oficina voltada para a questão dos resíduos sólidos e os prejuízos que estes acarretam ao meio ambiente e aos seres humanos. Na segunda oficina, foram apresentados as espécies vegetais, bem como seus benefícios e sua utilização. Na terceira foram abordadas questões relacionadas à compostagem dos resíduos domésticos. Ao final desta etapa, em uma das escolas, os alunos fizeram composteiras utilizando matéria orgânica da própria escola. O conhecimento construído a partir deste projeto permite que a comunidade crie seus jardins verticais e hortas para uso próprio ou até mesmo com finalidade comercial, praticando o manejo adequado e respeitando o meio ambiente. É possível pontuar que o jardim vertical nas escolas também pode ser utilizado como ferramenta de educação aplicando conceitos da interdisciplinaridade e de atividades práticas a fim de melhorar o entendimento dos alunos sobre diferentes temas.

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DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v21i2.2649

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