LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS, DANINHAS, MEDICINAIS E TÓXICAS DO HERBÁRIO CNPO

Ana Cristina Mazzocato, Ingrid Shaianne Lopes Dewes, Juliana Furtado Garcia, Leandro Gonçalves Leite, Leonardo Luís Artico

Resumo


O Herbário CNPO está localizado na Embrapa Pecuária Sul, no município de Bagé. Foi criado em 1978 e atualmente possui uma coleção de aproximadamente 4.600 espécies, onde predominam as famílias Poaceae e Fabaceae.  O município de Bagé está localizado na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul e inserido no Bioma Pampa, com temperaturas médias de 18ºC, solos férteis e uma grandiosa extensão de campos naturais. Os dados das exsicatas foram transferidos para planilhas excel e padronizados para a linguagem Darwin Core, sendo enviados à publicação por meio do IPT (Integrated Publishing Toolkit) no Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira (SiBBr). As mudas e sementes coletadas para o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Forrageiras do Sul do Brasil foram registradas no sistema ALELO, utilizado pela Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais. Para o real conhecimento do acervo, o objetivo do trabalho foi realizar um levantamento para a obtenção de informações e do número de espécies forrageiras, daninhas, medicinais, entre outras, depositadas no Herbário CNPO, incrementando as informações para a realização de futuras coletas direcionadas ao BAG. Objetivou-se também o aprimoramento do processo de informatização do Herbário CNPO. Com relação ao levantamento, foram contabilizados 1191 espécimes de Poaceae e 447 de Fabaceae. Foram encontrados muitos exemplares pertencentes à categoria de plantas daninhas. Das 27 famílias revisadas, duas apresentaram espécies forrageiras: Fabaceae e Poaceae, totalizando 130 diferentes espécies. A família que mais apresentou plantas forrageiras foi Fabaceae (75 espécies). Na família Poaceae também houve um número significativo de espécies (55). Conclui-se, portanto, que novas coletas são necessárias para o aumento da variabilidade genética, ressaltando a importante conexão do Herbário e do BAG. E também, novos levantamentos deverão ser realizados para explorar o potencial do Herbário CNPO.


Texto completo:

PDF

Referências


AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 332 p.

BRIGHENTI, A. M.; OLIVEIRA, M. F. Biologia de plantas daninhas. In: OLIVEIRA JUNIOR, R. S.; CONSTANTIN, J.; INOUE, M. H. (Ed.). Biologia e manejo de plantas daninhas. Curitiba: Omnipax, 2011. p. 1-36.

BRONDANI, A. R. P.; WOLLMANN, C. A.; RIBEIRO, A. de A. A percepção climática da ocorrência de estiagens e os problemas de abastecimento de água na área urbana do município de Bagé – RS. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 26, p. 214-232, 2013.

GARCIA, J. F.; DEWES, I. S. L.; MAZZOCATO, A. C. Uso de sistema de informação para aprimorar o processo de informatização do Herbário CNPO da Embrapa Pecuária Sul. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 7., 2017, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2017. No prelo.

IBGE. Malha municipal digital do Brasil: situação em 2007. Rio de Janeiro, 2008. 1 CD-ROM.

IBGE. Cidades. Rio Grande do Sul. Bagé: informações completas. [Rio de Janeiro], 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2017.

MAZZOCATO, A. C. Herbário da Embrapa Pecuária Sul, Rio Grande do Sul (CNPO). Unisanta Bioscience, Santos, v. 4, n. 6, p. 241-244, 2015.

MORENO, J. A. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, Diretoria de Terras e Colonização, 1961. 42 p.

MORI, A. S.; SILVA, L. A. M.; LISBOA, G.; CORADIN, L. Manual de manejo do herbário fanerogâmico. Ilheus: CEPLAC, 1985. 97 p.

SHEPHERD, G. J. Avaliação do Estado do Conhecimento da Diversidade Biológica do Brasil - plantas terrestres. Versão Preliminar. Campinas: MMA, 2003. 60 p.

VAZ, H. U. A formação territorial na região da campanha meridional: a organização socioprodutiva da propriedade familiar no distrito de Palmas – Bagé/RS. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.




DOI: https://doi.org/10.30945/rcr-v20i2.190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.